CDL promove encontro para debater estratégias para driblar a sazonalidade
09/07/2024
SC Saudável: 14 anos de monitoramento de agrotóxicos nas lavouras
10/07/2024

Economia Circular: conheça modelos que impulsionam negócios em Florianópolis

Apesar de parecer distante do cotidiano, a economia circular pode ser encontrada todos os dias nas ruas. São casos de redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia para evitar o desperdício e movimentar o mercado de forma sustentável.

Florianópolis e região possuem uma série de iniciativas nesse sentido, com casos em que materiais que iriam para o lixo ganham uma nova vida. É para destacar as vantagens da economia circular e para debater soluções para a Capital e região, que no dia 17 de julho o Jornal ND irá promover o Fórum 2050.

Confira algumas iniciativas de economia circular de destaque:

Upcycling, a moda sustentável

Os brechós são um grande exemplo de economia circular. Já conhecidos pela população, eles trabalham com a compra e venda de roupas, acessórios e utensílios de segunda mão. Mas, assim como a moda, também evoluíram e abriram espaço para uma nova tendência de economia circular: o upcycling.

Traduzida como “reutilização”, é a técnica que consiste em dar um novo uso a tecidos e peças de roupas que seriam descartados na economia tradicional (também chamada de linear). Por meio do upcycling, o desperdício de materiais usados em ateliês cai e a criatividade do designer só cresce.

“O upcycling, alinhado ao slow fashion, surge como uma forma de reduzir os danos causados pelo desperdício da indústria têxtil. Dessa forma, dependemos que as pessoas adotem um pensamento consciente na hora de adquirir suas roupas”, diz Thauana Nobre, dona da Cyber Fashion Custom.

slow fashion (moda lenta) é um aspecto da moda sustentável que defende a fabricação de roupas mais duráveis e ecológicas em prol do meio ambiente, das pessoas e dos animais.

(Confira a matéria completa em ND, 09/07/2024)

A imagem é um banner promocional para o seminário "ND Fórum 2050 - Economia Circular". O evento é gratuito e ocorrerá no dia 17 de julho às 14h no Auditório do Square SC, Torre Business Center, no Saco Grande, Florianópolis. O seminário abordará temas como reciclagem de resíduos sólidos, tecnologia e inovação para alavancar a economia circular, marco zero do saneamento e consciência de consumo. Os debatedores destacados são: Bruno Muehlbauer, diretor executivo de desenvolvimento da Veolia; Hans Michael Van Bellen, professor da UFSC e pesquisador de sustentabilidade e economia circular; João Paulo Kleinübing, diretor financeiro do BRDE; Emerilson Gil Emerim, coordenador de Meio Ambiente do Floripa Sustentável; e Edson Moritz Martins da Silva, presidente da CASAN. O banner tem um fundo azul, com fotos em preto e branco dos debatedores. Na parte superior, há uma imagem de uma cidade em tons de cinza. Abaixo do título do seminário, há uma lista dos temas a serem discutidos. Na parte inferior, há um QR code para confirmação de presença até 17/07 no ND Mais. O evento é realizado pelo Grupo ND e patrocinado pela Veolia e BRDE.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *