Grande evento reunindo importantes nomes da música acontece no dia 17 de agosto, no Parque dos Coqueiros, com entrada gratuita
25/07/2024
Lira Day
25/07/2024

De graça: Traço Cia faz 23 anos e ocupa praças da cidade com palhaçaria

A imagem mostra três palhaços em um palco, performando em um cenário iluminado. À esquerda, um palhaço usa uma roupa com shorts vermelhos, meias altas pretas, camisa branca e gravata, com uma expressão alegre e mãos na cintura. No centro, uma palhaça com vestido branco, avental e camisa vermelha está ajoelhada com um braço levantado, expressando entusiasmo. À direita, outro palhaço em um vestido listrado azul e branco, meias altas listradas e sapatos pretos, posa com uma mão no quadril. Ao fundo, há uma pilha de caixas coloridas, adicionando um elemento vibrante ao cenário, que contrasta com o fundo escuro.

Uma maratona de quatro apresentações do espetáculo “Palhaçada à la CARTE” e de outros quatro trabalhos da Traço Cia irá celebrar os 23 anos da companhia, entre 28 de julho e 29 de agosto. O objetivo é promover encontros e levar para o público um antídoto poderoso contra as toxinas emocionais: o riso para alimentar o coração.

A Traço Cia. foi criada em 2001, em Florianópolis, e desde então desenvolve pesquisas em Palhaçaria, principal linguagem da trupe que busca diferentes territórios de ação, como praças, hospitais, teatros, lonas, empresas, escolas, territórios em luta e tantos outros.

“Nosso trabalho é pautado no encontro entre atores e espectadores, na busca de estabelecer uma relação livre, direta e potencialmente transformadora”, explica Egon Seidler, integrante da Cia., ao lado de Débora de Matos e Greice Miotello.

Em “Palhaçada à la CARTE”, agentes colocam em teste uma inovadora receita palhacística que erradicará as toxinas que sufocam a humanidade. Após muitas tentativas e ajustes, eles descobrem os ingredientes perfeitos para desintoxicar a vida. Ao final, o público leva a receita individualmente para casa em formato de ímã. Em cena, a chefe Malagueta (Paula Bittencourt), a gerente Gretta Panschetta (Greice Miotello) e o estagiário Jubi (Egon Seidler), com direção de Débora de Matos.

O espetáculo de palhaçaria brincante, dinâmico e que abraça grupos de diferentes idades irá circular pelos bairros Rio Tavares (3/8), Lagoa da Conceição (4/8), Coqueiros (10/8) e Rio Vermelho (11/8).

Estruturado para o ambiente da rua, tem classificação livre e duração de 48 minutos. Contará com interpretação em LIBRAS.

Quem não puder estar presencialmente, poderá assistir ao espetáculo online no canal da companhia: https://www.youtube.com/c/tracoteatro/. Uma gravação realizada no Centro da cidade em 2021 e exibida ao vivo naquele ano estará disponível para acesso por três meses a partir do dia 12 de agosto.

O espetáculo Palhaçada à la CARTE estreou no ano de 2014 em Florianópolis e já integrou a programação de diferentes eventos e projetos nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. As apresentações na cidade no mês de agosto serão subsidiadas por projeto realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo.

Repertório vasto para dialogar com público diverso 

O repertório do Traço é vasto e nele está também “Ilha de Encantaria”, que será apresentado no Museu de Florianópolis, Centro, no dia 28 de julho, em duas sessões.

O projeto (A)Gentes do Riso estará presente na Feira Maria da Ilha no Parque da Luz (4/8) e em intervenções em escolas da rede pública municipal (14/8). A trilogia de histórias infantis Contos para Maria encerra o mês: “O Gigante” será apresentado no Domingo com Teatro no Shopping Villa Romana (25/8) e “A Bruxa do Cabelo Branco” e “O Saco Velho de Batatas” na Feira do Livro de outra cidade catarinense, Pouso Redondo (29/8). Todas as apresentações serão gratuitas e abertas ao público.

Agende-se | Gratuito e aberto ao público em geral 

Apresentações em Florianópolis

 “Palhaçada à la CARTE”

03/08 (sábado) – 10h30

Pátio da Igreja de Pedra – Capela São Luiz Gonzaga

(Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 1525 – Rio Tavares)

Em caso de chuva: Salão Paroquial da Capela São Luiz Gonzaga.

04/08 (domingo) – 15h00

Praça Bento Silvério

(Rua Henrique Veras do Nascimento, s/n – Lagoa da Conceição)

Em caso de chuva: interior do espaço Casa das Máquinas.

10/08 (sábado) – 15h00

Parque de Coqueiros

(Avenida Engenheiro Max de Souza, s/n – Coqueiros)

Em caso de chuva: a apresentação será transferida.

11/08 (domingo) – 15h00

Unidade Cultural Mauro Souza da Costa

(Avenida Red Park, 617 – São João do Rio Vermelho)

Em caso de chuva: interior da Unidade Cultural.

“Ilha de Encantaria”

28/7 – domingo – 11h e 14h

Museu de Florianópolis

(Praça XV de Novembro, 214 – Centro)

Projeto (A)Gentes do Riso

4/8 (domingo)

Feira Maria da Ilha | Parque da Luz – Centro

14/8 (quarta)

Escolas da rede pública municipal

 “O Gigante”

25/08 (domingo) – 11h30

Domingo com Teatro | Shopping Villa Romana

(Av. Madre Benvenuta, 687 – Santa Mônica)

Apresentações em Pouso Redondo

“A Bruxa do Cabelo Branco”

29/08 (quinta)

Feira do Livro de Pouso Redondo

“O Saco Velho de Batatas”

29/08 (quinta)

Feira do Livro de Pouso Redondo

Acompanhe a Traço

Instagram/Facebook/Youtube – @tracoteatro

(DeOlhonaIlha, 24/07/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *