Moradores reclamam de insegurança em praça de Florianópolis ‘sensação de segurança não existe’
30/07/2024
Reforma das pontes de Florianópolis: governo de SC tenta reverter decisão da justiça sobre licitação
31/07/2024

Celesc avança em pesquisa sobre combustível verde do futuro

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 30/07/2024)

Quando se fala em combustível ou fonte de energia para transporte sustentável para grandes veículos, como aviões, navios, ônibus e automóveis, o hidrogênio verde (H2V) é apontado como alternativa viável. A Celesc, companhia de energia de Santa Catarina, em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), do Paraná, desenvolve pesquisa nessa área. O projeto, que integra programa de pesquisa e desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) começou em agosto de 2023, está 40% concluído e vai até o final de 2026.

O hidrogênio verde é um gás produzido com eletricidade vinda de fontes de energia limpa como hidrelétrica, eólica, solar, biomassa e biogás. Ele é carbono zero, pode ser armazenado e usado para gerar mais energia ou para mobilidade de diversos veículos.

O projeto da Celesc e do Parque Itaipu consiste em investimento de R$ 9,25 milhões e prazo de três anos. É composto por planta fotovoltaica (geração solar), sistema de armazenamento de energia por baterias, produção, armazenamento e geração de energia elétrica por hidrogênio verde.

Segundo a Celesc, o objetivo do projeto é criar uma microrrede isolada com sistema especialista de gerenciamento energético em corrente contínua.

Continua depois da publicidade
O presidente da companhia, Tarcísio Rosa, explica que o projeto representa um marco tecnológico para a Celesc e um passo fundamental na transição energética do Brasil, visando a redução do uso de combustíveis fósseis.

De acordo com a Celesc, a microrrede que está sendo desenvolvida será implantada na área rural do município de Faxinal dos Guedes, município do Oeste catarinense próximo de Xanxerê. Será junto à Usina Hidrelétrica Celso Ramos, ampliada pela Celesc Geração em 2021.

A Celesc explica que o município foi escolhido por sua boa incidência de luz solar, essencial para geração de energia fotovoltaica, que será a responsável pela geração de hidrogênio verde.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *