Governo de SC suspende cultivo e venda de moluscos em toda a costa
29/07/2024
Vem aí a Maratona Internacional de Floripa 2024
29/07/2024

Baleeira: embarcação se tornou uma espécie de ponte entre a Ilha e os Açores

A caça à baleia é proibida no Brasil, mas a atividade – uma das mais importantes fontes de renda que as comunidades litorâneas já tiveram – deixou pelo menos uma herança que pode ser encontrada, fisicamente, perto dos ranchos de pesca que se espalham pela orla. Considerada um produto da genialidade dos construtores, a baleeira é uma embarcação nobre, de concepção sofisticada, cuja agilidade e segurança conquistaram a reverência e a admiração dos homens do mar.

Ainda que não encontre novos artífices que as fabriquem e as ofereçam aos pescadores, a baleeira é presença certa nas comunidades à beira-mar, passando por reparos e voltando sempre ao uso, para alegria dos profissionais do ramo. E é também objeto do carinho de artistas, como o fotógrafo florianopolitano Joel Pacheco, que tem livros publicados e vai abrir uma exposição sobre o tema na primeira semana de agosto, na cidade de Horta, na ilha açoriana do Faial.

Como em trabalhos anteriores, Pacheco faz na mostra um paralelo entre os Açores e a Ilha de Santa Catarina, que recebeu centenas de famílias do arquipélago a partir de 1748. Essa aproximação fez com que no título de uma de suas obras chamasse Florianópolis de “a décima ilha dos Açores”. Além do sempre recorrente tema da pesca, ele mostra similaridades nas festas religiosas, na cultura e em manifestações artísticas e folclóricas. Mas é nas baleeiras que concentra maior atenção.

(Confira a matéria completa em ND, 28/07/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *