O projeto “Trânsitos Indisciplinados”, legitimado pelo edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/Dança – 2023, aporta em Garuva, no Norte do Estado, nesta sexta, dia 7 de junho, para prosseguir com a bailarina Erika Rosendo o desenvolvimento de pesquisa e reflexão em torno de dança contemporânea expandida, inclusão, fotodança e sustentabilidade num programa que envolve seis artistas convidados de diferentes regiões de Santa Catarina, quatro artistas-pesquisadores e uma profissional especializada em audiodescrição.
Com um cronograma de quatro meses de trabalho, a proposta de pesquisa performativa e colaborativa aposta num viés transdisciplinar com a intenção de pensar a dança e seus propósitos em seis encontros presenciais, três conferências, uma revista digital e a criação de um documentário sobre as ações dos artistas convidados que representam as mesorregiões do Estado. Adriana Barreto, Cristiano Prim, Jussara Xavier e Roberto Gorgati são os artistas-pesquisadores e Lilian Vilela, a profissional especializada em audiodescrição em dança.
Os artistas convidados são Cariú BM, da região Oeste, a Cia. Mov In, de Blumenau, Ana Flavia Piovezana e Rafael Henrique, de Florianópolis, que já realizaram suas ações na Capital e em Timbó. Nesta sexta, a bailarina Erika Rosendo apresenta-se no Espaço de Vivências Monte Crista, lugar cercado da exuberante paisagem da Mata Atlântica que chama a atenção por sua imponência entre a cadeia de morros da região. O ator, bailarino, diretor e coreógrafo Antonio Bruckmann, de Blumenau, encerra o cronograma no dia 22 de junho, em Blumenau.
A pesquisa performativa abarca as cidades de Florianópolis, Blumenau, Timbó e Garuva que sediam as ações, enquanto os artistas situam-se, de diferentes modos, entre a Capital, Criciúma, Blumenau e São Miguel do Oeste. A passarela da ponte Pedro Ivo, a praia, parques e jardins abrigam as ações.
Referências no cenário da cultura
Nomes referenciais no cenário de arte e cultura em Santa Catarina, os artistas-pesquisadores – Adriana, Prim, Jussara e Gorgati, são especializados em diferentes linguagens, como a escrita crítica na dança, teatro – cenografia e design, a fotografia – vídeo e figurino – artes visuais e moda. Estimulados a partir da relação corpo e tecido (resíduos da indústria têxtil), eles investigam os múltiplos desdobramentos nas performances de dança dos artistas convidados que garantem a produção de “fotodanças” e reflexões centradas no desenvolvimento de conceitos indisciplinados do corpo, sustentabilidade artística, entre outros procedimentos criativos. Todos os materiais usados pelos artistas são de descarte fornecido por empresas de Santa Catarina ou por sobras de figurinos de produções artísticas do passado.
Inquietações e urgências
A figurinista e artista visual Adriana Barreto, uma dos quatro artistas-pesquisadores, conta que a escolha em trabalhar com resíduos da indústria têxtil vem de uma inquietação geral em relação à urgência das escolhas sustentáveis. Muitos já atuam a partir desse viés numa escala menor, reutilizando materiais encontrados nas ruas, nos brechós, etc. A indústria têxtil, situa ela, é o terceiro setor que mais polui e os tecidos sem fibras naturais são os mais difíceis de reciclar. “Procuramos uma empresa de gestão de resíduos (Euro Ambiental) que está assessorando com materiais e nos colocou em contato com o que está sendo feito em algumas empresas catarinenses para minimizar danos, ajudou a encontrar os resíduos usados nas ações performativas.”
Em “Trânsitos Indisciplinados”, a ideia para as fotodanças é não comprar nenhum tecido ou peça. Além dos tecidos doados pelo grupo Soma, são incorporadas peças garimpadas ou emprestadas, reutilizadas as de outros espetáculos, objetos encontrados nas ruas e nos ateliês dos artistas-pesquisadores, ou levadas pelos artistas convidados. “Precisamos pensar também no fazer artístico no impacto das nossas escolhas e isso é um dos objetivos do trabalho, mais do que novamente apontar dedos, procuramos pesquisar formas mais sustentáveis de ação, criar possibilidades e abrir discussões no campo artístico”, diz Adriana.
Já a artista-pesquisadora Jussara Xavier, que acumula experiências como bailarina, ensaiadora, diretora de espetáculos, produtora, gestora, pesquisadora, professora, curadora e crítica, informa que no primeiro encontro, com o artista convidado Cariú BM buscou-se em primeiro lugar, escolher ambientes de ação como a praia da Barra da Lagoa, no mar e na areia. O processo de experimentação explorou os movimentos junto a diferentes materialidades – tecidos, roupas, papelão, fio, plásticos. A partir e com esses estímulos, desenvolveu-se uma série de atos performativos, experiências sobre como os diferentes corpos (do artista e dos materiais) comportam-se ao se misturar com a areia, a água, o vento, o céu, a chuva, a presença das pessoas na praia, o silêncio e, até mesmo, os movimentos dos artistas-pesquisadores que, em alguns momentos, provocam o performer com interferências e sugestões.
“A questão da sustentabilidade é bastante evidente num lugar como aquele – de natureza abundante, conjugado com tecidos e roupas em excesso, por vezes jogados na terra e na água, apontando para o problema do descarte do lixo no mundo. Pensei, ainda, nos tantos moradores de rua que vejo pela cidade, dormindo no chão, quase assemelhando-se a algo que foi “descartado” incorretamente. Talvez uma performance da contemplação. Talvez um palco diferenciado para exibir problemas ambientais, sociais, humanos”, analisa Jussara Xavier.
EQUIPE TÉCNICA
Artistas-pesquisadores: Adriana Barreto, Cristiano Prim, Jussara Xavier e Roberto Gorgati
Artistas convidados: Ana Flavia Piovezana, Antonio Bruckmann, Cariú BM, Cia. de Dança Mov In, Erika Rosendo e Rafael Henrique
Coordenação administrativa e produção: Adriana Barreto e Jussara Xavier
Audiodescrição: Lilian Vilela
Designer gráfico: Roberto Gorgati
Assessoria de imprensa: Néri Pedroso
Gestão de mídias sociais: Adriana Barreto, Cristiano Prim, Jussara Xavier e Roberto Gorgati
Edital Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ∕ Dança – Edição 2023, Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina
APOIO
Euroambiental, Fundação Cultural de Blumenau, Grupo Soma e Memorial Meyer Filho
SAIBA MAIS
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 meses | Este cookie é definido pelo plugin GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analíticos". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 meses | Este cookie é definido pelo plugin GDPR Cookie Consent. Os cookies são usados para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessários". |
viewed_cookie_policy | 11 meses | O cookie é definido pelo plugin GDPR Cookie Consent e é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
collect | sessão | Usado para enviar dados ao Google Analytics sobre o dispositivo e o comportamento do visitante. Rastreia o visitante através de dispositivos e canais de marketing. |
CONSENT | 2 anos | O YouTube define este cookie através dos vídeos incorporados do YouTube e regista dados estatísticos anônimos. |
iutk | 5 meses 27 dias | Este cookie é utilizado pelo sistema analítico Issuu. Os cookies são utilizados para recolher informações relativas à atividade dos visitantes sobre os produtos Issuuu. |
_ga | 2 anos | Este cookie do Google Analytics registra uma identificação única que é usada para gerar dados estatísticos sobre como o visitante usa o site. |
_gat | 1 dia | Usado pelo Google Analytics para limitar a taxa de solicitação. |
_gid | 1 dia | Usado pelo Google Analytics para distinguir usuários e gerar dados estatísticos sobre como o visitante usa o site. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
IDE | 1 ano 24 dias | Os cookies IDE Google DoubleClick são usados para armazenar informações sobre como o usuário utiliza o site para apresentá-los com anúncios relevantes e de acordo com o perfil do usuário. |
mc .quantserve.com | 1 ano 1 mês | Quantserve define o cookie mc para rastrear anonimamente o comportamento do usuário no site. |
test_cookie | 15 minutos | O test_cookie é definido pelo doubleclick.net e é usado para determinar se o navegador do usuário suporta cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 meses 27 dias | Um cookie colocado pelo YouTube para medir a largura de banda que determina se o usuário obtém a nova ou a antiga interface do player. |
YSC | sessão | O cookie YSC é colocado pelo Youtube e é utilizado para acompanhar as visualizações dos vídeos incorporados nas páginas do Youtube. |
yt-remote-connected-devices | permanente | O YouTube define este cookie para armazenar as preferências de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado. |
yt-remote-device-id | permanente | O YouTube define este cookie para armazenar as preferências de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado. |
yt.innertube::nextId | permanente | Este cookie, definido pelo YouTube, registra uma identificação única para armazenar dados sobre os vídeos do YouTube que o usuário viu. |
yt.innertube::requests | permanente | Este cookie, definido pelo YouTube, registra uma identificação única para armazenar dados sobre os vídeos do YouTube que o usuário viu. |