Ponte Hercílio Luz passa por testes de iluminação cênica
17/06/2024
Assim não há quem salve a limpeza urbana de Florianópolis
17/06/2024

O potencial turístico de Santa Catarina que está caindo de maduro em Florianópolis

Da Coluna de Diogo de Souza (ND, 15/06/2024)

Há um potencial turístico em voga em Florianópolis e com escala em todo o Estado que está caindo de maduro: o reposicionamento da Capital no roteiro do turismo de cruzeiros.

Com a consolidação da Capital na rota aérea internacional (voos para a América Central, Europa e as capitais da América do Sul), é a oportunidade para, nos mesmos moldes e seriedade que estão sendo aplicados na infraestrutura aérea, impulsionar o turismo marítimo.

Em contato com o secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, o Governo do Estado se posicionou como um “entusiasta” da possibilidade.

Com Itajaí, Balneário Camboriú e São Francisco se organizando na rota dos cruzeiros, a inclusão de Florianópolis seria a cereja do bolo para um segmento que está aquecido e com capacidade para catapultar ainda mais a economia do Estado.

Com o aporte do Governo de Santa Catarina, a capacidade geográfica, o interesse das operadoras e o pesado investimento do turista de cruzeiro, está nas mãos de Florianópolis elaborar uma estrutura mínima e navegar nas ondas pujantes dos cruzeiros marítimos.

Florianópolis tem potencial, mas precisa de estrutura

“Imagina desembarcar da Europa em Florianópolis e, durante alguns dias, sair para um roteiro por Santa Catarina e o Brasil?”, provocou o advogado especialista em Direito da Orla, Ernesto São Thiago.

Trata-se de uma prática bastante comum, principalmente, em roteiros pela América do Norte.

Para o secretário Evandro Neiva, uma projeção plenamente factível uma vez que o turista de cruzeiro é uma “turista exigente”, que busca paisagens e locais diferentes.

Tudo e mais um pouco que Florianópolis, e obviamente Santa Catarina, possui.

Turismo como produto

Passa pela gestão Jorginho Mello (PL), encabeçada pelo secretário de Turismo, Evandro Neiva, um melhor entendimento do turismo, em Santa Catarina.

Em um primeiro momento na pro-atividade do governador em criar uma secretaria para o segmento. Em um segundo momento, entender que turismo não é entretenimento, mas sim, economia.

“Acho que o governador acertou [em criar a secretaria], você consegue conversar com demais pastas e potencializar e entregar resultados. Um ato simples e importante”, observou Evandro Neiva.

No vácuo desse entendimento, o Governo de Santa Catarina vai fazer importantes anúncios para o inverno, entendendo o frio como um produto.

Ponto para o governo de Santa Catarina.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *