Confira a programação da II Conferência de Educação Ambiental de Florianópolis
24/05/2024
Arteris e Dnit se eximem e estrutura da alça da BR-101 à Via Expressa fica sem “dono”
27/05/2024

Uso do Trapiche Flutuante do bairro João Paulo é tema de Reunião Ampliada

Finalizando a semana na Casa Legislativa de Florianópolis, uma Reunião Ampliada com enfoque na discussão do uso devido do Trapiche Flutuante do bairro João Paulo foi realizada através da Comissão de Pesca, da Maricultura, da Agricultura e Assuntos do Mar (CPMAAM).

Contando com a presença de representantes da Associação de Pescadores do Bairro João Paulo, Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura, Capitania dos Portos de Santa Catarina, Guarda Municipal Ambiental de Florianópolis, e da Subsecretaria de Pesca, Maricultura e Agricultura, a reunião debateu a importância de manter o compromisso, com a comunidade, atendendo as demandas apresentadas pela Associação de Pescadores do Bairro, em decorrência do uso incorreto do trapiche flutuante.

Segundo o Presidente da CPMAAM, a demanda já é de longa data, e convocar os órgãos responsáveis para tratarem brevemente sobre a situação é de extrema importância. “Fizemos essa Reunião Ampliada para tratar sobre esse assunto. O Trapiche Flutuante foi construído para melhor acesso do pescador, para que ele não tenha que andar com sua canoa na lama, porém, alguns pescadores ainda não conseguem se readaptar, e deixam seus materiais com caixa d’água, com rede em cima do Trapiche. O Trapiche é um local de melhor mobilidade, para que o pescador traga sua canoa até o local e coloque seu material de pesca para levar para o rancho, e não para deixá-lo ali. Outros pescadores estão tendo dificuldade para fazer sua pesca, seu material, seu ganho, e o alimento de sua casa. Os pescadores que não estão colaborando estão prejudicando os demais. Essa demanda já é de longa data, convocamos os órgãos responsáveis, para que tratem mais rapidamente e breve essa situação”.

O bairro João Paulo abriga uma das mais importantes comunidades pesqueiras de Florianópolis. Ao final de 2023, o Trapiche Flutuante – uma alternativa de ponte ou passarela criada para a transição de zonas húmidas e pequenos copos de água –, teve suas obras de manutenção efetuadas, sendo um importante equipamento para a comunidade pesqueira do local.

O Secretário Municipal da Pesca, Laurentino Benedito Neves, afirmou que é necessário que haja um regramento, para que o problema seja resolvido e não aconteçam mais problemas entre os pescadores do Bairro João Paulo.

“Deveríamos ter um regramento, porque, como se trata de um meio público, e não podemos tirar o direito de ir e vir, tem que haver um regramento para que haja um ordenamento em cima desse Trapiche. Eu, agora, convocarei uma reunião com a Guarda Municipal para intervir, para que não existam problemas futuros. Estivemos com a Associação de Pescadores do Bairro por lá, e acredito que, se nos mobilizarmos, também, com as Secretarias, conseguiremos resolver isso”, afirmou.

Como encaminhamento, ficou acordada a realização de uma reunião com a Guarda Municipal, para que sejam ativadas fiscalizações que instiguem o melhor uso do Trapiche Flutuante, impedindo desregularizações e promovendo um melhor trabalho aos pescadores da região, com a possibilidade da realização de parcerias com a Polícia Ambiental.

(CMF, 24/05/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *