Revitalização do centro histórico de Florianópolis chega ao final
28/05/2024
Evento cultural na Ponte Hercílio Luz arrecada caminhão de água para o Rio Grande do Sul
28/05/2024

Beatriz Silveira
Presidente voluntária da Fundação Somar Floripa

A população de Floripa mostrou a força de sua solidariedade ao abraçar nossos irmãos do Rio Grande do Sul. Na Fundação Somar, pudemos perceber a vontade de ajudar e fazer diferente no olhar de cada voluntário que nos ajudou na campanha em prol dos gaúchos. Um dos diferenciais da ação solidária foi a ausência de arrecadações de pix, pois nosso propósito foi levar os mantimentos diretamente às vítimas, solucionando de forma emergencial a falta de alimentos, água e bens pessoais.

Após a divulgação de pontos de arrecadação e horários, as doações de itens essenciais começaram a chegar em ritmo acelerado. Muitos doadores, percebendo a urgência, se voluntariaram espontaneamente. Esses momentos iniciais foram cruciais, pois os voluntários convocaram mais pessoas, criando uma rede de apoio. O volume de doações cresceu rapidamente, exigindo uma gestão cuidadosa para manter a ordem e garantir o processo.

Dividimos tarefas e responsabilidades com os voluntários, que responderam de forma exemplar, convocando mais ajudantes e organizando os setores. Isso permitiu que a equipe da Somar buscasse parcerias com empresários para transporte e suprimentos. A adesão dos empresários e o apoio do governo do Estado de Santa Catarina foi imediata, movidos pela empatia pelas vítimas da devastação no Rio Grande do Sul, onde mercados estavam fechados, rodovias obstruídas e pontes rompidas.

A necessidade de ajuda era evidente, e a solidariedade mostrou que não conhece fronteiras. Os donativos foram enviados com mensagens positivas e otimistas, visando superar as perdas e reconstruir a vida. Gostaria de destacar a importância do voluntariado nesta emergência. Os voluntários, comovidos e solidários, se dedicaram sem medir esforços físicos ou temporais, focados na solução e empenhados em levar ajuda aos desabrigados.

Neste ato solidário também nasceram amizades. Pessoas que não se conheciam se uniram na missão. A experiência vivida na Somar foi intensa, com amigos criando um ambiente de acolhimento e apoio mútuo. A campanha envolveu mais de 2.000 voluntários cadastrados e arrecadou 700 toneladas de donativos para o Rio Grande do Sul. Agradecemos a confiança dos doadores e a força dos voluntários que tornaram essa missão possível.

(ND, 28/05/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *