Após MPSC apontar problemas, Prefeitura anuncia licitação para Mercado Público de Florianópolis
15/05/2024
Safra da tainha: Mais de 25 mil já foram capturadas na capital
16/05/2024

MPF vai à Justiça para travar licenciamento ambiental da Marina da Beira-Mar Norte em Florianópolis

MPF vai à Justiça para travar licenciamento ambiental da Marina da Beira-Mar Norte em Florianópolis

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 14/05/2024)

O Ministério Público Federal (MPF) foi à Justiça Federal com o pedido para que o Ibama assuma, com exclusividade, o licenciamento ambiental do Parque Urbano e Marina da Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis. O procurador da República, Eduardo Barragan, solicita, ainda, a suspensão da eficácia de todos os atos administrativos realizados pelo IMA até então.

O órgão estadual já concedeu a licença ambiental prévia (LAP) e está analisando, no momento, a licença ambiental de instalação (LAI), que autoriza o início das obras. A LAI é esperada pela prefeitura de Florianópolis para entre junho e julho.

Barragan quer que  sejam consultados os gestores das Unidades de Conservação (UCs) federais (ICMBio) e municipais (UFSC e FLORAM), potencialmente afetadas, a fim de submeter à sua análise o Termo de Referência  para a elaboração de Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EIA) pelo empreendedores. Significa voltar o projeto à estaca zero.

A prefeitura de Florianópolis, entretanto, diz que a área do empreendimento não está em nenhuma Unidade de Conservação e se baseia em um parecer do ICMBIO de 2016, após uma consulta realizada pelo Executivo Municipal.

“Concluímos que a área proposta do empreendimento não está no interior ou em zona de amortecimento de Unidade de Conservação Federal”, diz o documento.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Adair Belatto disse:

    Olho na direção do litoral norte e sinto vergonha por Florianópolis, O atraso do atraso.
    Espero que essas pessoas que implicam com tudo melhorem um dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *