Florianópolis atualiza plano de prevenção a desastres ambientais
17/05/2024
Desastres naturais: é possível evitar?
17/05/2024
Festival de Arquitetura vai movimentar Florianópolis com diversas atrações para todos os públicos

De 15 a 23 de junho, Florianópolis será palco da primeira edição do Festival de Arquitetura, um evento múltiplo e plural que integrará diversas atrações abertas ao público com o tema “Cidade como palco da vida”. Será organizada uma série de ações e eventos, como exposições de projetos, mostras fotográficas, palestras técnicas, workshops, tours culturais, visitas guiadas, passeio ciclístico, cinema na rua e intervenções urbanas.  A abertura está programada para o dia 15 de junho, às 11h, no Largo da Alfândega, no centro da cidade.

A iniciativa é da regional Santa Catarina da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-SC), motivada pela realização da Convenção Nacional AsBEA 2024, que acontecerá em Florianópolis no mesmo período e deverá receber centenas de arquitetos de todo o país. “Com o Festival de Arquitetura, pretendemos celebrar a criatividade e a inovação e fortalecer a compreensão da sociedade em relação ao papel do arquiteto e urbanista na formação de ambientes de vivência e na promoção da vida urbana”, explica o arquiteto Ronaldo Martins, presidente da AsBEA-SC.

A intenção da entidade é também enfatizar a relação da arquitetura com a arte, a cultura e o turismo e estimular a ocupação dos espaços públicos da cidade com diferentes usos.  “Quanto mais intensa e diversa for a vida urbana, mais atrativas e seguras são as cidades, maior será a integração e a convivência entre as pessoas e melhor será a qualidade de vida da população”, enfatiza o arquiteto Luiz Eduardo (Dado) de Andrade, conselheiro da AsBEA-SC e coordenador do Festival de Arquitetura.

Programação diversificada

A programação do Festival de Arquitetura integrará atividades realizadas pela AsBEA-SC e por entidades parceiras, empresas do setor e instituições de ensino de Arquitetura locais e agentes culturais com atuação reconhecida na cidade, proporcionando uma grande variedade de ações e eventos para os mais diversos públicos, e não apenas para estudantes e profissionais da área. Todas serão identificadas com o selo do festival e divulgadas na programação oficial do evento, que está em desenvolvimento e será divulgada no site da AsBEA-SC (www.asbeasc.org.br) e no perfil do Instagram: @festivaldearquitetura

Quem tiver de interesse de integrar ações e eventos ao Festival de Arquitetura de Florianópolis, deve inscrever-se pelo formulário de Manifestação de Interesse até o dia 30 de abril. Clique aqui para acessar.
A ação / evento a ser realizado deverá ter temática relacionada a uma ou mais das seguintes áreas: arquitetura, urbanismo, arte e cultura, considerando atividades com inscrições gratuitas em ambientes fechados ou abertos. A sugestão de ação/evento será avaliada pelo comitê organizador do Festival de Arquitetura de Florianópolis. Caso aprovada, a ação/evento será incluída na programação oficial do Festival de Arquitetura de Florianópolis, sendo divulgada e promovida culturalmente pela organização do festival no site da AsBEA-SC e no perfil @festivaldearquitetura no Instagram.

A Prefeitura Municipal de Florianópolis já confirmou apoio à iniciativa e o Festival de Arquitetura deverá integrar a programação oficial da cidade, com potencial para se tornar uma ação anual. A partir desta primeira edição, a AsBEA-SC pretende estender a iniciativa a outras cidades catarinenses nos próximos anos.

(AsBEA-SC, 23/04/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *