1.000 vagas gratuitas para ajudar jovens a conquistar o primeiro emprego em Santa Catarina
10/04/2024
Anunciada alteração no Dia da Gratuidade para visita às Fortalezas da Ilha
11/04/2024

Terceirizada assume 60% da coleta de lixo e tira o monopólio da Comcap em Florianópolis

Cansado das sucessivas greves mobilizadas pelo Sintrasem (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis) — maioria delas consideradas ilegais pela Justiça, como a deste ano, ocorrida entre os dias 12 e 19 de março —, aos poucos o município amplia a terceirização da coleta de resíduos e reduz a abrangência da Comcap (Companhia de Melhoramentos da Capital).

Atualmente, a empresa GF Soluções Ambientais realiza aproximadamente 60% do serviço, atuando nas regiões Norte da Ilha, Continente e parte do Centro. Já a Comcap faz o serviço no Maciço do Morro da Cruz, Leste e Sul da Ilha. O custo do trabalho feito pela terceirizada é praticamente a metade do custo da Comcap.

Para a FG, a prefeitura paga R$ 205,58 por tonelada coletada. Já para a Comcap, o custo por tonelada é de R$ 400. A explicação para a exorbitante diferença está no salário dos servidores. Ao que tudo indica, a terceirizada também consegue fazer mais com menos, pois tem estrutura bem menor.

(Confira a matéria completa em ND, 10/04/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *