Falta de manutenção afeta os espelhos d’água do Largo da Alfândega
04/04/2024
Vice-presidente da ACATE destaca a importância da capacitação em tecnologia durante reunião da FloripAmanhã
04/04/2024

ReciclaTec: programa do CPDI promove inclusão e sustentabilidade

Artigo de Heitor Blum S.Thiago
Diretor executivo do CPDI

A crescente dependência da sociedade em relação à tecnologia tem gerado um aumento exponencial na produção de resíduos eletrônicos, conhecidos como e-lixo. Este fenômeno não apenas representa um desafio ambiental significativo, mas também uma oportunidade para repensarmos nossos padrões de consumo e práticas de descarte. 

Em meio a esse contexto, o recondicionamento e a reciclagem de resíduos eletrônicos emergem como estratégias essenciais para mitigar os impactos negativos sobre o meio ambiente, conservar recursos valiosos e promover uma economia mais sustentável. 

Este artigo explora a importância dessas práticas nos dias de hoje, destacando seus benefícios ambientais, econômicos e sociais, e destacando a necessidade urgente de ações coletivas e políticas eficazes para enfrentar esse desafio global.

ReciclaTec: um programa do CPDI

Com o propósito de revitalizar equipamentos de informática, transformando-os em ferramentas valiosas para cursos de cidadania e empoderamento digital, o ReciclaTec, idealizado pelo CPDI, representa também o compromisso com o meio ambiente e a qualidade de vida, fomentando a sustentabilidade e a acessibilidade tecnológica.

A ideia do Programa ReciclaTec reside em sua capacidade de resgatar equipamentos que atingiram o fim de sua vida útil em empresas e domicílios, mas que ainda possuem potencial para contribuir de forma significativa para quem precisa dessa ferramenta para avançar em seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

Ao serem doados ao CPDI, esses dispositivos são submetidos a um processo de recondicionamento, onde são restaurados e preparados para serem utilizados em cursos. Dessa forma, o programa não apenas evita o descarte prematuro de tecnologia, mas proporciona a utilização de forma eficaz de equipamentos para favorecer a educação de qualidade e a capacitação tecnológica em comunidades diversas. 

Reconhecendo a importância da responsabilidade ambiental, o programa também estabelece procedimentos para o descarte adequado dos resíduos tecnológicos, caso esses equipamentos não tenham condições de serem reutilizados. São desmanchados e os materiais resultantes são reaproveitados na linha de produção de diversas empresas. Dessa forma, além de fomentar a economia circular e a preservação do meio ambiente, o ReciclaTec possui um potencial transformador social amplo. Ao articular a reutilização de equipamentos eletrônicos e a conscientização sobre a importância da reciclagem, o programa inspira uma mudança de mentalidade em relação ao consumo e ao descarte ecológico. 

Ao mesmo tempo em que fornece acesso à educação digital, o ReciclaTec sustenta uma cultura de sustentabilidade e responsabilidade social, capacitando pessoas e comunidades para um futuro mais equitativo e sustentável.

Em 13 anos do Programa ReciclaTec foram processados mais de 8,5 mil toneladas de resíduos eletrônicos e recuperados mais de 5 mil computadores, componentes e acessórios.

Materiais recolhidos pelo CPDI

Entre os materiais oriundos da informática com possibilidade de reuso ou reciclados de forma ambientalmente correta, estão: CPUs e componentes (fontes, placas eletrônicas, memórias, processadores), Monitores CRT, LCD, Peças complementares (mouses, teclados, estabilizadores, nobreaks), Notebooks e acessórios, Fax e impressoras, Aparelhos telefônicos e celulares, Aparelhos de CD/DVD, Televisores. Cabos e fios em geral.

Postos de Entrega Voluntária (PEV)

A Rede de Postos de Entrega Voluntária (PEV’s) do CPDI e formada pelos locais onde os resíduos eletrônicos são descartados. Nessa rede estão Supermercados, Shopping Centers, Empresas de Comércio, Parques Tecnológicos, CDL´s, Universidades, entre outros. 

Veja onde descartar seus equipamentos em: cpdi.org.br/projeto/reciclatec/

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *