Restaurante popular de Florianópolis vai ter nova regra para diminuir transtornos na região
12/04/2024
Esgotamento sanitário no bairro João Paulo
15/04/2024

Praia de Florianópolis vira problema de segurança pública

Praia de Florianópolis vira problema de segurança pública

Problemas na praia da Galheta vem se agravando nos últimos meses. Foto: Pedro Perez, divulgação, PMF

Da Coluna de Fabio Gadotti (fabiogadotti.net, 11/04/2024)

Moradores do leste da Ilha de Santa Catarina, frequentadores da Galheta e representantes das forças de segurança participaram, nesta quinta-feira (11), de uma audiência na Câmara de Florianópolis para discutir a segurança na praia.

Nos últimos tempos a situação vem se tornando insustentável, com casos assédio, violência e tráfico de drogas. Segundo a Polícia Militar, nove ocorrências foram registradas desde janeiro, inclusive um estupro na trilha e agressões a dois guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar, que se sentem ameaçados em trabalhar no local.

“Hoje a insegurança é total”, afirma o presidente do Conselho Comunitário da Barra da Lagoa, Gilson Bittencourt.

O impasse que envolve a Galheta passa também pela prática do naturismo no local, que é proibida desde 2016 com a aprovação de uma lei municipal. Muitos frequentadores, no entanto, continuam considerando o local como reduto.

“Queremos o fim da violência contra os naturistas”, afirmou a presidente da Associação Amigos da Praia da Galheta (Agal), Miriam Alles, que defendeu a volta da regulamentação sobre o naturismo.

Para o promotor de Justiça do MPSC, Jádel da Silva, a Câmara de Vereadores “tem papel importante na pacificação” em torno do tema. Ele também falou sobre a necessidade de mudança da legislação caso haja entendimento de que a praia tenha que voltar a ser de naturismo. “Para que exista o naturismo, é necessário uma lei específica regulando essa prática. Sem isso, entra em conflito a própria prática do naturismo. Essas situações geram todos esses casos de violência, de milícia, e mais, que ocorrem na Galheta”, disse.

O presidente do Legislativo, João Cobalchini (MDB), também participou da audiência pública: “Infelizmente, nos últimos anos, a praia vem sendo alvo de pessoas mal intencionadas, que praticam muitos crimes e não podemos permitir que isso aconteça. Agora, iremos sintetizar tudo o que foi falado aqui e encaminhar ao prefeito e aos órgãos de segurança do Estado e do município para que tomem providências e combatam o mais rápido possível esse tipo de prática”.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *