5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis
15/04/2024
Bares do centro leste de Florianópolis tem primeiro fim de semana com novo decreto
15/04/2024

Os bairros de Florianópolis que correm maior risco com o avanço do mar

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 12/04/2024)

Rio Tavares e Morro das Pedras e toda a faixa Leste da Ilha de mar aberto e com ocupação urbana são os bairros de Florianópolis que mais preocupam quando o assunto é o avanço do mar. O assunto foi discutido nesta quinta-feira (11) no programa Conversas Cruzadas, da CBN Floripa.

— Onde foi retirada a vegetação protetora de praias e há ocupação humana há esse risco — alertou o biólogo Emerílson Emerim.

O programa repercutiu o mapa interativo que foi desenvolvido, recentemente, por uma organização internacional. Com base em projeções científicas, essa ferramenta permite simular como as regiões costeiras serão afetadas pelo avanço do mar nas próximas décadas.

Cientistas apontam este cenário como decorrente das mudanças climáticas causadas, principalmente, pelo aumento da temperatura global.

Ao visualizar a costa catarinense neste mapa, é possível identificar impactos em cidades localizadas desde o Litoral Sul ao Litoral Norte do Estado, com diversos municípios localizados em nossa região.

Marcus Polette, oceanógrafo e especialista na área de Gestão da Zona Costeira e professor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e o biólogo Emerilson Emerim, Mestre em engenharia de gestão ambiental pela UFSC, participaram do programa.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *