Reservatório da CASAN em São José apresenta rachaduras: avaliação do MPSC e TCE é divulgada
12/04/2024
Florianópolis no centro das discussões sobre construção verde
12/04/2024

Inovação Social: ONG Prototipando a Quebrada leva hackathon para feira de negócios em Florianópolis

Um desafio no qual 30 jovens, egressos de programas sociais de apoio e formação de talentos para o mercado de tecnologia, precisam desenvolver e apresentar soluções inovadoras voltadas ao setor educacional. Esse foi o objetivo do primeiro hackathon (uma maratona de ideias) promovido pela ONG Prototipando a Quebrada (PAQ), dentro da Feira Internacional de Negócios (FIN) 2024, que aconteceu no CentroSul, em Florianópolis, na última semana.

O hackathon teve a participação de jovens do PAQ e representantes do programa Empower Her, além das instituições Pode Crer, Centro Cultural Anastácia e ELITI (Escola de Líderes em Tecnologia da Informação). Eles se dividiram em grupos e tiveram de apresentar soluções inovadoras para os desafios na educação. A atividade foi realizada em parceria com a TXM Methods, que apoiou com a metodologia do evento.

Além do hackathon, a feira reuniu, no dia de abertura, lideranças do Floripa Mais Tec/Lab 365, Pode Crer, Eliti e PAQ para falar sobre educação, inovação e tecnologia. No segundo dia, foi realizada uma visita gamificada na feira com mais de 50 educandos do PAQ e das instituições parceiras.

AMBIENTE PARA APRENDIZAGEM

Criada em 2018, a ONG Prototipando a Quebrada (PAQ) já formou 160 jovens e conta com 80 participantes atualmente. Deste total, 40 educandos já estão empregados, sendo 72% em empresas de tecnologia. Para colocar os projetos em prática, a ONG também forma educadores dentro de comunidades, que replicam a Metodologia PAQ. Desde o início das atividades, a estimativa é de uma injeção, indiretamente, de cerca de R$ 535 mil/ano nos bairros onde o PAQ está inserido.

O foco da ONG é a formação de um ambiente propício para aprendizagem e a consolidação de um ecossistema de transformação tecnológica na Grande Florianópolis. O PAQ conta atualmente com quatro unidades: CIA Acate Primavera, CEEL e BeWiki, em Florianópolis; e na Inaitec, em Palhoça.

“Além das ideias e pitches impressionantes que eles apresentaram no palco e desenvolveram em apenas um dia, o PAQ fica imensamente feliz em ver o sucesso que foi a união com outras instituições e ver a potencialidade desses jovens juntos. Certamente vem muito mais parceria por aí”, destaca Yohanna Galvani, co-fundadora do PAQ e uma das idealizadoras do PAQATHON.

(SC Inova, 11/04/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *