UFSC e CASAN realizam estudos pioneiros com casca de arroz para monitorar água da Lagoa da Conceição
03/04/2024
Cachaças fabricadas em SC conquistam prêmios na França e no Brasil
04/04/2024

Festival Inflamável mostra cinema catarinense de “origem” e vai homenagear o criador do Festival Audiovisual do Mercosul

Festival Inflamável mostra cinema catarinense de “origem” e vai homenagear o criador do Festival Audiovisual do Mercosul

Foto: Divulgação

Da Coluna de Anselmo Prada (Portal Making Of, 03/04/2024)

O Festival Inflamável chega à sua terceira edição e será realizado  a  partir desta quinta, 04 de abril, e segue até  o dia 07, domingo, no cinema Gilberto Gerlach no Centro Integrado de Cultura (CIC) e no espaço expositivo do MIS-SC, ambos em Florianópolis. Na programação  do último dia do Festival será exibida uma sessão em homenagem a Celso dos Santos, produtor, professor, cineasta e criador do FAM – Festival de Audiovisual do Mercosul, recentemente falecido.

É o único festival  catarinense de cinema com projeção de filmes em Super 8 e em 16mm. Os formatos analógico-fotoquímicos, que por grande parte das pessoas parecem ter sido extinguidos, estão voltando com força total em produções de cinema do mundo inteiro.  Ressurgem os laboratórios de revelação, alcançando as produções de filmes de publicidade, de moda, filmes de surf e outros esportes, filmes de casamento, além de filmes de cinema comercial e  experimental.

De forma totalmente gratuita, artistas visuais, cineastas e técnicos audiovisuais foram selecionados para a terceira edição da Oficina de realização de curtas em tomada única de Super 8 do Festival Inflamável, que ocorreu em novembro de 2023 nas dependências do Museu de Florianópolis. Os filmes foram encaminhados para revelação e digitalização e integrarão  as sessões de projeção em Super 8 competitivas durante o evento de exibição.

Para composição do corpo de jurados desta terceira edição, o festival contará com a presença de Ana Villanueva, cineasta argentina cuja obra abarca o cinema experimental, o vídeo, as instalações interativas e os objetos sonoros.

Outra presença no júri será a da diretora catarinense Moira Lacowicz, cineasta experimental premiada em festivais nacionais e internacionais, que fará uma performance de cinema expandido  durante a programação. Para completar o júri, foi convidada a fotógrafa  Samantha Ortega, que oferecerá, também gratuitamente aos selecionados, a oficina de cinema de arquivo “Escrever um poema de imagens colando vestígios”.

As sessões  são gratuitas e a programação pode ser acompanhada   pelo  instagram inflamavelfestivalsuper8 e no  site https://www.inflamavel.art.br/ .

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *