Comunidade organiza evento de limpeza da praia e piquenique comunitário na praia do Campeche
17/04/2024
Temporada de verão se encerra com 2 milhões de turistas em Florianópolis
17/04/2024

Desastre na Lagoa da Conceição: MPSC apura improbidade após Casan não achar culpados

Da Coluna de Diogo de Souza (ND, 16/04/2024)

O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), por meio da 7ª Promotoria de Justiça, abriu um inquérito civil para apurar possíveis atos de improbidade administrativa na Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento).

O procedimento foi instaurado no último dia 10 e busca entender o porquê do arquivamento de sindicância interna da Companhia sobre o rompimento de uma estação de tratamento registrado no dia 25 de janeiro de 2021, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

O tema foi destaque da Coluna Bom Dia depois que o TCE (Tribunal de Contas do Estado), por meio da Diretoria de Empresas e Entidades Congêneres, pediu informações da investigação interna realizada pela companhia e que terminou sem apontar responsáveis.

A abertura do inquérito por parte do Ministério Público ainda cita a informação publicada no Blog.

O que diz a Casan
A Coluna Bom Dia entrou em contato com a Casan, por meio de assessoria de imprensa, e obteve a confirmação da notificação por parte do MPSC.

A Companhia, dessa forma, confirmou que deve encaminhar a cópia da sindicância ao Ministério Público de Santa Catarina. Outro ponto destacado, via assessoria, é que “a única coisa” que foi pedida pela promotoria é a cópia da sindicância.

Desastre da Lagoa da Conceição
No dia 25 de janeiro de 2021, a lagoa de evapoinfiltração de efluentes da ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) da Casan se rompeu, atingindo mais 70 residências na região, e afetando diretamente a Lagoa da Conceição.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *