Os bairros de Florianópolis que correm maior risco com o avanço do mar
15/04/2024
Esmola Não: um chamado à consciência social
15/04/2024

Bares do centro leste de Florianópolis tem primeiro fim de semana com novo decreto

Bares do centro leste de Florianópolis tem primeiro fim de semana com novo decreto

Imagem das câmeras de monitoramento mostra movimento na rua Tiradentes no último dia 6, antes da vigência do novo decreto municipal. Foto: divulgação, SSP/SCC

Da Coluna de Fabio Gadotti (fabiogadotti.net, 13/04/2024)

Bares, casas noturnas e outros estabelecimentos do centro leste de Florianópolis já estão funcionando conforme o decreto editado no início de abril pela Prefeitura de Florianópolis e que definiu novos horários para encerramentos das atividades, além da proibição de ambulantes no perímetro.

É o primeiro fim de semana das medidas, que pretendem manter a vocação boêmia da região, a sobrevivência dos negócios e, ao mesmo tempo, garantir o sossego dos moradores durante a madrugada. Uma das principais reclamações é quanto aos “bailes funks” que tomam conta das ruas, mesmo depois do encerramento das atividades dos estabelecimentos comerciais.

Segundo o município, as novas regras de horários no local foram acordadas entre moradores e comerciantes depois de várias conversas entre as partes interessadas. Entre os interlocutores, a associação de bares formada em 2022. “É um pacto de convivência”, afirma Juca Martins, gerente de negócios inovadores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O funcionamento passa a ser até às 24 horas para todos – inclusive lojas de conveniências -, exceto sexta, sábado, véspera de feriado e feriado, quando o horário poderá se estender às 2 horas, mas sem som a partir da meia noite. Podem ir até às 4h os estabelecimentos que têm tratamento acústico adequado – três deles se encaixam atualmente. Os empreendedores precisam adequar os alvarás ao que prevê o decreto, que também veda expressamente caixas de som nas ruas.

A prefeitura anunciou melhorias no centro leste, como nova iluminação em LED e instalação de 20 banheiros químicos a partir de sexta-feira. Também vai implantar em breve um sistema de controle, a exemplo do que foi realizado com sucesso na região central, para impedir a circulação de pessoas com armas ou outros objetos potencialmente perigosos.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *