Mulheres na literatura: encontro de escritoras na sede da ACL em Florianópolis
25/03/2024
Transporte marítimo na Grande Florianópolis: uma nova proposta em discussão
25/03/2024

Projeto Limpeza dos Mares retira 3,8t toneladas de lixo em Florianópolis

Projeto Limpeza dos Mares retira 3,8t toneladas de lixo em Florianópolis

Foto: Divulgação

Da Coluna de Fabio Gadotti (fabiogadotti.net, 24/03/2024)

Cerca de 150 voluntários do projeto Limpeza dos Mares removeram, no fim de semana, 3,8 toneladas da areia, costão, dunas e restinga da praia dos Ingleses e do fundo do mar no entorno da Ilha Mata Fome. Foi a primeira etapa da 11ª temporada da ação capitaneada pela Associação Náutica Brasileira (Acatmar), Mundo Mar e Acquanauta Floripa.

“A constatação sempre é triste pelo descaso constatado. Porém, a cada etapa encontramos uma comunidade mais atenta e consciente, principalmente nos lugares onde voltamos para mais uma força-tarefa”, afirma Michele Castilho, diretora do projeto. Ela destaca que entre os resíduos estavam um vaso sanitário, aparelho de TV, caixa d’água de amianto, bicicleta, cabos e restos de redes, garrafas pet, embalagens, cadeiras de praia e cabos de aço, entre outros.

Desta vez, os participantes receberam sacolas ecológicas produzidas a partir do material de comunicação visual do Carnaval da Capital – uma ação do Fort Atacadista, patrocinador mantenedor do Limpeza dos Mares. No sábado (23), o projeto contou com a participação de alunos da Escola de Aprendizes da Marinha e o apoio com barco da Escola Atlântico, despachante náutico associado da Acatmar, além da Polícia Ambiental de SC, que compareceu com uma embarcação.

Esta etapa foi uma realização da ACATMAR, Mundo Mar e Acquanauta Floripa, com o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, apoio institucional da Capitânia dos Portos de SC – Marinha do Brasil, da Polícia Militar Ambiental SC, do ICMBio, do Corpo de Bombeiros Militar de SC, do Programa Bandeira Azul, da Soamar Florianópolis, do Floripa Sustentável e do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha.

O projeto também é apoiado pelas empresas Marina Blue Fox, BoatLux, Netuno Geradores, Água Rara, Sanautica, Marina Atlântida, Compre Náutica, Kamell, Mano’s Comunicação Visual e Escola Atlântico Despachante Náutico.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *