Florianópolis tem nova área para shows públicos
26/03/2024
Beira-Mar de Barreiros tem semana decisiva para garantir financiamento milionário
26/03/2024

Por que maricultores temem a nova solução de tratamento de esgoto em Florianópolis

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 25/03/2024)

Os maricultores da Grande Florianópolis estão muito preocupados com a última solução apresentada pela Casan para lançamento do efluente tratado do Sul da Ilha, em Florianópolis, após a conclusão das obras e início da operação da Estação de Tratamento de Esgoto do Rio Tavares (ETE), no bairro do Campeche, ainda sem data definida para ocorrer.

O maricultor Ruy Wolff, engenheiro agrônomo, com doutorado em geografia e oceanografia costeira, explica o porquê:

— Na Baía Sul, no Saco dos Limões, é a região que tem o menor fluxo de corrente e troca de água. É preciso discutir isso. Temos cada vez mais áreas restritas, de acordo com a avaliação microbiológica feita pela Epagri. A questão do saneamento na região é fundamental que seja resolvida — disse.

O projeto original da ETE do Rio Tavares previa o lançamento do efluente tratado em nível terciário no próprio rio. A comunidade reagiu e o tema foi judicializado. Depois, surgiu a ideia de emissário submarino. Nova reação negativa. A última proposta é lançar o efluente tratado no Saco dos Limões. O assunto foi discutido no Conversas Cruzadas da CBN Floripa


CBN Floripa · Conversas Cruzadas 22/03/24

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *