Entrevista: Diretora do setor imobiliário do CODECEN
05/03/2024
Primeira etapa do Campeonato Catarinense de Remo agita Florianópolis
05/03/2024

Pesquisador de Florianópolis lança biografia sobre Fritz Müller

Da Coluna de Fabio Gadotti (fabiogadotti.net, 04/03/2024)

O geógrafo e pesquisador Marcelo Vieira Nascimento lança no próximo dia 19, na Assembleia Legislativa, o livro “Fritz Müller – Desterro (1822/1897), um ser humano e sua ciência”. A exposição “Ilustrações naturalistas de Fritz Müller e para Fritz Müller”, que abre no mesmo dia, vai ficar no local até 28 de março.

De acordo com o autor, “trata-se da mais completa, extensa e moderna” biografia sobre o botânico alemão que morreu em Blumenau, aos 75 anos. A obra, relata Marcelo, “apresenta uma nova maneira de entender a historiografia e a ciência do século XIX”, com informações sobre história, geografia e destaque para o “ser humano” Fritz Müller.

Resgata com detalhes a passagem de Fritz Müller por Santa Catarina, passando pela chegada ao Brasil, as pesquisas realizadas – inclusive na Praia de Fora, hoje Beira Mar Norte, em Florianópolis -, a convivência familiar e as dificuldades financeiras e profissionais. Com 41 capítulos, o livro tem 1.378 páginas e 97 ilustrações naturalistas.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *