Futuro do transporte coletivo na Grande Florianópolis é debatido na Alesc
20/03/2024
TCE/SC promove debate sobre políticas de assistência social que envolvem crianças, adolescentes e idosos
20/03/2024

Pesquisa de Verão 2023/24 revela crescimento do turismo em Santa Catarina

Os resultados da 12ª edição da Pesquisa de Verão 2023/24 no Litoral Catarinense foram divulgados nesta terça-feira (19), em Florianópolis, pela Câmara Empresarial do Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC).

A pesquisa revelou dados fundamentais sobre o perfil e o comportamento dos turistas, bem como o impacto econômico da temporada de verão nas cidades de Balneário Camboriú, Florianópolis, Imbituba, Laguna e São Francisco do Sul. “Essas informações são cruciais para o desenvolvimento de estratégias que visam fortalecer o setor turístico e impulsionar a competitividade nos próximos anos”, explicou o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni.

O evento contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, que destacou as mudanças constantes no turismo. “Para acompanharmos essa evolução, precisamos nos basear em pesquisas. A Fecomércio é um parceiro essencial nesse processo, pois nos fornece dados valiosos que nos permitem tomar decisões estratégicas. Através da análise e da constante busca por inovações, podemos garantir que o turismo catarinense continue crescendo e se consolidando como um dos principais setores da economia do estado”, pontua Evandro.

“Com a criação da Estação de Inverno de SC, estamos expandindo a oferta turística do estado e buscando novos mercados. Participamos de feiras e eventos nacionais e internacionais para apresentar nossos produtos e serviços, sempre buscando ser competitivos. O verão é um produto consolidado, mas a concorrência é grande. A estação de Inverno, por outro lado, oferece oportunidades durante todo o ano”, completa o secretário de Turismo.

O evento também contou com a participação do Coordenador de Ações Estratégicas da Regional-Sul da Embratur, Luciano Boico.

Sobre a Pesquisa de Verão
A Pesquisa de Verão 2023/24 destaca um crescimento de 4,7% no número de turistas em excursões esse ano, impactando no tamanho médio dos grupos, que passou de 4 para 5,5 pessoas. Além disso, Florianópolis e Balneário Camboriú foram os destinos mais populares entre os turistas estrangeiros, enquanto São Francisco do Sul e Laguna foram os preferidos pelos turistas nacionais.

A maioria dos visitantes que desfrutaram do Litoral Catarinense foram brasileiros (82,7%). Quanto aos estrangeiros, os argentinos mantiveram a maior fatia, com 11,3%. Saiba mais e confira o relatório completo no site da Fecomércio SC www.fecomercio-sc.com.br/pesquisas-e-indices/.

(Fecomércio, 19/03/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *