Possível “favelização” na área do contorno viário será discutida em Florianópolis
18/03/2024
Leitura do relatório final sobre o rompimento do reservatório da Casan será feita nesta terça-feira
18/03/2024

Lançada Carta do Seminário Mudanças Climáticas: ciência, lei e ação para um futuro sustentável

Uma carta com a intenção de contribuir com uma governança voltada a ações de prevenção, preparação, recuperação, mitigação e adaptação, necessárias à redução de riscos de desastres socioambientais foi lançada no encerramento do seminário “Mudanças climáticas: ciência, lei e ação para um futuro sustentável”, promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC)  com apoio do Conselho Nacional do Ministério Público, da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente e da Escola do Ministério Público.

“Nós deixamos uma grande obra escrita no capítulo dedicado à defesa da causa dos efeitos causados pelas alterações climáticas. É com muita alegria que vejo uma produção de um documento dessa natureza, que é uma carta de princípios”, disse o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, lembrando que Santa Catarina deve integrar o consórcio Brasil Verde Governadores pelo Clima. O Governador Jorginho Mello manifestou interesse em aderir ao consórcio. Saiba mais aqui.

O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Paulo Antonio Locatelli, que também preside o grupo intersetorial e multidisciplinar, o GEDCLIMA, ressaltou que a carta foi produzida por várias mãos. “Essa carta expressa e reforça o sentimento de todos os 21 palestrantes e as mais de duas centenas de participantes do seminário, que penso ter cumprido com o seu papel de marcar o Dia Nacional de Conscientização das Mudanças Climáticas, que é celebrado no dia 16 de março”, ressaltou.

Locatelli e a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CME), Promotora de Justiça Fernanda Broering Dutra, leram a carta na íntegra ao final do evento como forma de dar ampla divulgação ao documento, que servirá de inspiração para as demais unidades do Ministério Público brasileiro.

(Confira a matéria completa em MPSC, 15/03/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *