Arteris Litoral Sul avança em obra do contorno viário e mantém data de entrega
12/03/2024
Entrevista: ND Notícias recebe o presidente do TRF 4, desembargador Fernando Quadros da Silva
12/03/2024

Educação em Tecnologia: um passo a mais na formação cidadã e inclusão socioeconômica

Educação em Tecnologia: um passo a mais na formação cidadã e inclusão socioeconômica

Artigo de Eleanora Cristina de Melo
Presidente do CPDI, Mentora na Diretoria de Desenvolvimento no Project Management Institute, em Santa Catarina, Voluntária no Lar Recanto do Carinho e participante do Grupo de Mulheres do Brasil

Vivemos um momento singular na história da sociedade, em que transformações, cada vez mais permeadas pela tecnologia, mudam o cenário rapidamente e de forma impactante para todos nós. Assim, a Educação em Tecnologia surge como um elemento importante para a formação cidadã, preparando as pessoas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades oferecidas pela era digital.

Inegavelmente, estamos imersos na era digital, onde a tecnologia está presente em todas as esferas das nossas vidas. Seja no trabalho, na comunicação, na informação ou no entretenimento, o mundo contemporâneo é profundamente influenciado pelas inovações tecnológicas. Portanto, é imperativo que a educação esteja alinhada com as demandas dessa sociedade em constante transformação.

Considerando este contexto, a educação em tecnologia não se limita ao simples aprendizado no manuseio de dispositivos eletrônicos. Formar pessoas nestes conhecimentos irá possibilitar desenvolver habilidades essenciais para essa nova era. Isto é: construção de pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração entre as pessoas e comunicação assertiva.

Ao integrar tecnologia nas atividades do dia a dia dos alunos, eles têm a oportunidade de desenvolver competências que serão fundamentais ao longo de suas vidas profissionais e pessoais. A Educação em Tecnologia também desempenha um papel crucial na promoção da inclusão digital e na redução das disparidades socioeconômicas. Garantir que todos os alunos tenham acesso e habilidades para utilizar a tecnologia é essencial para criar uma sociedade mais igualitária, que cultive a diversidade em todas as suas características, e não limite as oportunidades pelo acesso aos recursos digitais.

Este nosso compromisso no CPDI, com a disseminação do conhecimento em tecnologia, não apenas enriquece a era digital, mas também contribui para a construção de uma comunidade mais justa e inclusiva.

A presença massiva da tecnologia no mercado de trabalho é inegável. Vemos as profissões em constante evolução e a maneira como as pessoas trabalham mudou de modo acelerado nos últimos anos, impulsionado principalmente pelas inovações tecnológicas. A Educação em Tecnologia visa preparar os alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, capacitando-os a se adaptarem às mudanças e a contribuírem de maneira significativa para as indústrias emergentes.

Além das habilidades técnicas, o CPDI também se concentra na formação de cidadãos digitais responsáveis. Isso implica o desenvolvimento de uma consciência ética em relação ao uso da tecnologia, a compreensão dos impactos sociais e ambientais, e a capacidade de tomar decisões em um mundo digital complexo.

Uma abordagem sustentável, alinhada aos três pilares fundamentais da sustentabilidade, se encaixa perfeitamente nessa perspectiva, onde o compromisso com uma sociedade digital, socialmente consciente e responsável ambientalmente se integra harmoniosamente, promovendo a evolução não apenas da tecnologia, mas também do bem-estar coletivo em longo prazo.

Descrevemos inúmeros benefícios do conhecimento em tecnologia, mas também enfrentam-se desafios, como a rápida obsolescência tecnológica e a necessidade constante de atualização. No entanto, esses desafios são oportunidades para desenvolver uma mentalidade de aprendizado contínuo, uma habilidade valiosa no contexto atual.

Ao encarar os desafios com resiliência, as pessoas tornam-se mais adaptáveis e preparadas para os avanços tecnológicos. Essa habilidade promove a cultura da inovação e melhoria contínua, aptidões essenciais para enfrentar os desafios do mundo digital em evolução.

Acreditamos que a Educação em Tecnologia representa um passo significativo na formação cidadã, capacitando os indivíduos a prosperarem em uma sociedade cada vez mais digital. Ao incorporar a tecnologia de maneira integrada e reflexiva, as instituições educacionais contribuem para a construção de uma geração de cidadãos preparados, críticos e éticos, prontos para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades da nova era digital, oportunizando a integração num mercado de trabalho em expansão O CPDI, Organização da Sociedade Civil, que atua há mais de 20 anos promovendo inclusão e empoderamento digital, fomenta a importância da construção do conhecimento sobre tecnologia na educação das pessoas, destacando como ela contribui para o desenvolvimento de cidadãos críticos, participativos e preparados para um futuro cada vez mais tecnológico.

Sediado em Florianópolis/SC, a missão do CPDI é transformar a vida das pessoas através da tecnologia, almejando não apenas integrá-las ao ambiente digital, mas também capacitá-las e alavancar oportunidades nas suas vidas.

Com o propósito de fornecer ferramentas e conhecimentos para que os indivíduos alcancem o máximo potencial que a tecnologia oferece, o CPDI atua com um público de diferentes faixas etárias e diversos backgrounds a fim de promover um desenvolvimento pessoal e inclusão social na comunidade onde se inserem.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *