CIA Primavera recebe 7ª edição da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação
08/03/2024
Acif lança nova edição do Prêmio Mulheres que Fazem a Diferença
08/03/2024

Dia Internacional da Mulher: a potência do empreendedorismo

Foto: LinkedIn

Artigo de Marina Barbieri
Gestora do programa Sebrae Delas Mulher de Negócios do Sebrae/SC

Neste dia 8 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher, que simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. E isso não é diferente no universo do empreendedorismo feminino.

A data é, também, um momento de reflexão sobre o espaço das mulheres em todos os setores da sociedade, incluindo o mundo dos negócios, predominantemente ocupado pelos homens, mas que tem se modificado ao longo dos anos. Um bom exemplo disso são os dados do Sebrae, que demonstram que as empreendedoras representam 34,4% dos negócios formais do país, o que equivale a mais de 10 milhões de empresas.

O Observatório de Negócios do Sebrae/SC também revelou que empresas lideradas por mulheres representam 38% do total de empresas de Santa Catarina. De 484 mil empresas femininas ativas, 91% são pequenos negócios, que atuam no Estado, principalmente nos segmentos de Comércio e Serviços.

O mesmo estudo indicou que as empresárias costumam dedicar mais horas à capacitação do que os empresários, e possuem maior nível de escolaridade, com superior completo, pós-graduação, mestrado e doutorado, somando 42,4%, enquanto eles somam 35%.

Apesar de maior visibilidade nos últimos anos, as empreendedoras ainda enfrentam desafios, como a falta de acesso a capital e recursos, desigualdade salarial e discriminação. Mas, os números inspiram, porque demonstram a potência da mulher para fomentar e fortalecer o empreendedorismo em Santa Catarina, gerando impactos significativos na economia, contribuindo para o aumento da produtividade, geração de emprego e renda.

Nesse sentido, a capacitação dessas empresárias e iniciativas que fortaleçam o empreendedorismo feminino no Estado, que é a essência do Programa Sebrae Delas Mulher de Negócios, também está ligada à busca pela equidade de gênero. O programa está presente em todas as regiões do Estado, com ações e eventos online e presenciais disponíveis às empresárias.

Acreditamos nos programas de desenvolvimento como chave para continuar promovendo a independência financeira de mulheres, o que contribui diretamente para a diminuição da violência e discriminação de gênero e também para o reconhecimento e remuneração do trabalho não pago, como as atividades doméstica e de cuidados, gerando uma sociedade mais igualitária.

(ND, 08/03/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *