Parceria entre Procon SC e Câmara Municipal de Florianópolis irá ampliar atendimento do órgão na capital
04/03/2024
Conheça os projetos vencedores do Concreation Lab Arquitetos
04/03/2024

Corredor Elétrico Catarinense lança edital em busca de parceiros para expansão

O Corredor Elétrico Catarinense, uma das maiores rotas eletrificadas do Brasil, busca parceiros para expansão por meio de edital. Por este motivo, o projeto da Celesc realizado em parceria com Fundação CERTI, prorrogou para até 08 de março a Chamada Pública para a instalação de 20 novas estações de recarga em Santa Catarina.

Nesta nova fase do Corredor Elétrico estão previstas a instalação de estações de recarga com diferentes capacidades (semirrápidas, rápidas e ultrarrápidas) em 14 cidades catarinenses: Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Florianópolis, Itapema, Joinville, Mafra, Palhoça, Rio do Sul, São José, Santa Cecília, Urubici e Videira.

“A próxima etapa não tratará apenas de recarga de veículos elétricos, assim como as anteriores, envolve toda uma questão de desenvolvimento econômico e social, além dos benefícios que trazem para o meio ambiente e para as gerações futuras”,  destaca Laercio Aniceto Silva, superintendente de Negócios da CERTI.

Santa Catarina conta com uma das maiores rotas eletrificadas do Brasil, com mais de 1.500 quilômetros de estradas equipadas com estações de recarga de veículos elétricos e híbridos. Atualmente, 34 destas estações já estão instaladas, entre semirrápidas (com tempo de carregamento de 80% de um veículo entre 3 e 8 horas) e rápidas (entre 30 e 40 minutos). Este avanço coloca o estado como pioneiro na promoção da mobilidade elétrica no país.

CRITÉRIOS TÉCNICOS

Os parceiros para serem selecionados pelo edital deverão seguir critérios técnicos estabelecidos em relação ao entorno dos eletropostos, além de zelar por sua manutenção e se atentar às questões de infraestrutura, como as adequações civis e elétricas.  Em contrapartida, participarão do processo de definição de modelos de negócios, que proporcionará retorno financeiro no futuro e que viabilizará a operação de cobrança por esse serviço.

As empresas selecionadas serão contatadas pela Celesc, por meio do programa de P&D/Aneel, até julho de 2024, para agendar as visitas de avaliação dos locais propostos para instalação dos eletropostos para que, na sequência, sejam firmadas as parcerias.  Para participar da Chamada Pública, os interessados deverão se inscrever no site do programa (https://ped.celesc.com.br/chamadas-publicas), onde também é possível obter mais informações.

(SC Inova, 01/03/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *