O que diz o Direto do Campo sobre decisão de despejo de área nobre em Florianópolis
22/03/2024
Censo 2022: veja distritos de Florianópolis com mais e menos moradores
22/03/2024

ACIF reforça a importância da destinação correta do óleo usado no Dia Mundial da Água

ACIF reforça a importância da destinação correta do óleo usado no Dia Mundial da Água

Foto: Renato Gama

No Dia Mundial da Água, a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) enfatiza a importância do descarte responsável do óleo de cozinha usado, especialmente em um estado reconhecido por suas praias deslumbrantes e rica biodiversidade marinha. Em Florianópolis, a população tem a opção de fazer a sua parte com o descarte correto, contribuindo para o meio ambiente através do programa ReÓleo. Com mais de 120 pontos de coleta (PEVs) distribuídos pelos bairros, o programa oferece uma alternativa para a população se desfazer desse resíduo de maneira ecologicamente correta, protegendo o ecossistema marinho.

Diversos estabelecimentos em Florianópolis participam como Pontos de Coleta Voluntários (PEV) para o descarte correto do óleo de cozinha. Esses locais incluem restaurantes, lanchonetes, hotéis, escolas, mercados e condomínios, facilitando o engajamento da comunidade na preservação ambiental. Em parceria com a Liza e com a Preserve Ambiental, o Programa ReÓleo realiza a coleta do óleo depositado nestes pontos para encaminhá-lo ao destino adequado, contribuindo assim para a preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente.

“Florianópolis possui uma biodiversidade marinha única e praias deslumbrantes, que são um patrimônio catarinense a ser protegido. No entanto, o descarte inadequado de óleo de cozinha usado representa uma séria ameaça aos ecossistemas encontrados no estado. A contaminação dos rios, lagos e oceanos compromete não apenas a qualidade da água, mas também a sobrevivência da vida marinha. O Programa ReÓleo tem ajudado a combater esse problema há 25 anos” explica Célio Bernardi, presidente da ACIF.

Desde a sua fundação o Programa já arrecadou mais de 5.267 milhões de litros de óleo, beneficiando mais de 69 mil pessoas. A partir de 2021, a parceria estabelecida com a Cargill, dona da marca de óleo Liza, fortaleceu ainda mais a iniciativa, proporcionando expertise e recursos adicionais ampliando também as ações de educação ambiental nas escolas. “Acreditamos que é através da educação que vamos conseguir mudar comportamento e ampliar os índices de reciclagem”, comenta Márcio Barela, responsável pelas ações de sustentabilidade da marca Liza.

Como funciona:

Para fazer o descarte correto armazene o óleo residual em garrafas uma garrafa pet e encaminhe-o para um dos PEVs do Programa ReÓleo. Todo óleo coletado é transportado e reciclado pela empresa especializada Preserve Ambiental, que possui todas as licenças ambientais necessárias para garantir uma destinação correta e ecologicamente responsável.

Para mais informações sobre o Programa ReÓleo, os pontos de coleta em Florianópolis ou para se tornar um PEV, visite https://reoleo.acif.org.br/ e faça sua parte.

Sobre a Cargill:

A Cargill é uma empresa familiar comprometida com o fornecimento de alimentos, ingredientes, soluções agrícolas e produtos industriais para nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável. Situados no centro da cadeia de suprimentos, fazemos parcerias com produtores rurais e clientes para obter, fabricar e entregar produtos que são vitais para a vida. Os 160.000 membros da nossa equipe, incluindo os 12 mil colaboradores do Brasil, inovam com propósito, fornecendo aos clientes o essencial para que as empresas possam crescer, para que as comunidades prosperem e os consumidores vivam bem. Como uma empresa familiar com 159 anos de experiência, olhamos para o futuro e permanecemos fieis aos nossos valores. Colocamos as pessoas em primeiro lugar. Superamos as metas. Nós fazemos a coisa certa – hoje e para as próximas gerações. Para obter mais informações, visite Cargill.com e a nossa Central de Notícias.

(ACIF, 21/03/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *