MPSC garante preservação cautelar de dois imóveis em Florianópolis até que sejam avaliados seus valores histórico-culturais
26/02/2024
Florianópolis inaugura Centro de Formação Profissional e Convivência para moradores de rua
26/02/2024

Verão em SC frustra segmento de bares e restaurantes

Da Coluna de Fabio Gadotti (fabiogadotti.net, 25/02/2024)

O movimento nos bares e restaurantes de Santa Catarina foi igual ou inferior à temporada passada. De acordo com pesquisa da Abrasel, 79% dos entrevistados em pesquisa da Abrasel revelaram frustração com o verão 2023/2024.

“Foi decepcionante, já que a temporada foi avaliada positivamente por 49% dos empresários em pesquisa realizada entre 23 de dezembro e 9 de janeiro, sobre os dias entre Natal e o pós-Réveillon como bons para os negócios”, afirma Juliana Mota, presidente da entidade. O levantamento mostrou também a foi a baixa geração de empregos no período, já que 60% dos empresários não contrataram.

Juliana atribui esta avaliação da temporada às dificuldades enfrentadas pelos empreendedores, que também apareceram na pesquisa, como o trânsito (34,5%), o alto custo dos insumos (31,1%), o atraso na entrega de insumos (9,6%) e os ambulantes ilegais (8,5%), entre outros.

De acordo com ela, também é consenso entre os empresários a estagnação do gasto médio dos turistas em relação ao mesmo período do ano passado. “Com a inflação, isso representa queda do poder aquisitivo. O aumento do valor dos insumos agrava a situação, gerando mais custos aos empresários, que têm absorvido parte destes reajustes. É uma das causas da dificuldade no pagamento das dívidas da pandemia”, diz.

Novamente a principal queixa foi a dificuldade em contratar mão de obra qualificada, já que 71,8% indicaram este como o principal problema. “Somos um estado em pleno emprego, o que facilita em muito este quadro no setor, principalmente diante da temporada, quando é normal as equipes aumentarem”, explica Juliana.

CENÁRIO EM FLORIANÓPOLIS

Em Florianópolis, os principais motivos desta frustração estão na quantidade de turistas e de seu poder de compra, já que muitos preferiram consumir em casa e na praia do que nos bares e restaurantes. Para os empresários, as causas são os problemas de saneamento básico, a ⁠demolição dos beach clubs de Jurerê às vésperas da temporada – importantes atrativos turísticos – e o longo ⁠período de chuvas durante a segunda quinzena de janeiro.

De acordo com a Abrasel/SC, o segmento ainda passa por dificuldades decorrentes da pandemia. “Somente para citar um exemplo, cerca de 90% das empresas estão inadimplentes com impostos federais em Santa Catarina”, lembra Juliana.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *