Demarcação de terrenos de marinha gera apreensão em Florianópolis
14/02/2024
Em Florianópolis, tapete de macrófitas reaparece no rio do Brás e evidencia poluição
14/02/2024

Pessoas em situação de rua: Câmara deve aprovar ‘internação humanizada’, em Florianópolis

Da Coluna de Diogo de Souza (ND, 14/02/2024)

A Câmara de Vereadores deverá aprovar o Projeto de Lei que prevê a “internação humanizada” das pessoas em situação de rua. O texto, que é de origem do Executivo, vai passar por duas votações na sessão desta quarta-feira (14).

Serão necessários 12 + 1 votos para que o tema vire lei na Capital, nas duas votações.

Conforme apurado e publicado pela Coluna Bom Dia, houve toda uma manobra para que a votação não passe desta sessão e que seja aprovada.

O texto está na íntegra e prevê que cada indivíduo abordado terá que passar por um médico que, atestada a necessidade de internação, será submetido ao prazo de 90 dias para desintoxicação.

Esse período, no entanto poderá ser suspenso a qualquer momento se for do entendimento dos familiares.

Outro ponto importante do projeto é que a lei indica que a internação pode ser “com ou sem o consentimento da pessoa”. Em casos de internação involuntária, o Ministério Público de Santa Catarina precisa ser comunicado, bem como a Defensoria Pública, em até 72h.

Internação involuntária: o que sabemos

No dia 25 de janeiro de 2024, a Prefeitura de Florianópolis criou o projeto para a internação involuntária de pessoas em situação de rua. A ação foi uma resposta, segundo o poder público, para os crescentes casos de violência cometidos por pessoas em situação de rua da Capital.

De acordo com o texto, a proposta prevê oferecer cuidados médicos e apoio multidisciplinar às pessoas em situação de rua, especialmente aquelas afetadas pela dependência química ou transtornos mentais. O objetivo é ajudá-las a se recuperarem completamente e se reintegrarem à sociedade e à família.

O texto declara que o sucesso da iniciativa depende do compromisso da saúde pública do Município e, em particular, da Secretaria de Assistência Social.

A colaboração é essencial para uma implementação eficaz, em linha com os princípios do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e do SUS (Sistema Único de Saúde).

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *