FloripAmanhã e o Fortur
23/02/2024
Quase metade dos catarinenses não estão ligados à rede pública de saneamento, aponta IBGE
26/02/2024

Maratona Cultural de Florianópolis chega a sua 10ª edição com centenas de atrações gratuitas entre os dias 22 e 24 de março

Março já está marcado no calendário como o mês em que Florianópolis respira arte e cultura pelas ruas. A Maratona Cultural, uma das responsáveis por este movimento, chega a sua 10ª edição com uma programação especial, e gratuita, entre os dias 22 e 24 de março, comemorando, além de tudo, o aniversário do município.

Um dos destaques da edição comemorativa será a valorização da trajetória de um dos nomes mais importantes da cultura catarinense: a artista plástica Eli Heil. Falecida em 2017, aos 88 anos, Eli deixou um legado de mais de 2,5 mil obras, entre pinturas, esculturas e escritos, que inspiraram o slogan deste ano: “A arte para todos os sentidos”. A homenagem à artista plástica também estará presente em toda a comunicação do evento com a utilização parcial das obras “Estou voando” (1979), “Brincando de rodas e rodinhas” (1968), “Minha alma” (1971); Mancha Vivente” (1980) e “Iemanjá” (1985).

A programação da 10ª Maratona Cultural de Florianópolis ainda não foi integralmente divulgada, mas a expectativa é de que inclua centenas  de ações em diversos endereços da cidade. No entanto, já foram anunciados alguns destaques desta edição, que terá artistas mulheres como heads. Nomes como Pitty, Maria Rita, Pato Fu, liderada pela cantora Fernanda Takai, com seu projeto infantil, e a atriz Claudia Abreu já estão confirmados. Além disso, a banda Boogarins, de Goiás; Black Pantera, de Minas Gerais; Renato Borghetti, do Rio Grande do Sul; e os catarinenses do Grupo Entre Elas e Dazaranha integram o rol de atrações. A 10ª edição da Maratona Cultural de Florianópolis também contará com a participação internacional do duo franco-brasileiro Cia. Dos à Deux, fundado em Paris, apresentando o espetáculo “Enquanto Você Voava, Eu Criava Raízes”.

Surpresa no centro da cidade

E já que a cada edição a Maratona Cultural de Florianópolis surpreende o público com novidades, desta vez promete encantar com uma arena montada no Parque Metropolitano Francisco Dias Velho, localizado no aterro da Baía Sul, na região central, com ampla estrutura para receber o público. (Veja a programação do da Arena Claro – Palco Eli Heil abaixo) “Ano após ano, buscamos valorizar e ocupar o centro da cidade, além dos bairros contemplados com a nossa programação, com arte e, consequentemente, com pessoas. Estamos muito felizes em levar a nossa programação para esta área tão histórica e ainda pouco valorizada de Floripa. O público poderá ver uma verdadeira valorização da cultura catarinense, receber os artistas convidados e aproveitar nossa extensa programação pensada para todos os estilos, idades e gostos”, destaca Paula Borges, presidente do Instituto Maratona Cultural.

Uma série de ações de sustentabilidade, acessibilidade e inclusão social também permearão a 10ª edição da Maratona Cultural de Florianópolis. A programação completa será divulgada em breve no site oficial www.maratonacultural.com e no @maratonacultural2024.

A Maratona Cultural é uma realização do Instituto Maratona Cultural e do Ministério da Cultura com apoio da CDL, Corporate Park e Armazém Rita Maria. Apoio Cultural da Ibagy, Passeio Primavera, Floripa Airport, Habitasul.

Patrocínio da Engie, Softplan, DVA Veículos e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Incentivo do Bistek Supermercados, Cassol,  Kairós e Claro,  através do Programa de Incentivo à Cultura, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina.

Sobre a Maratona Cultural de Florianópolis 

Inspirada no evento francês Nuit Blanche e na Virada Cultural de São Paulo, a Maratona Cultural de Florianópolis estreou em 2011 e já impactou um público superior a 700 mil pessoas em nove edições presenciais e duas online, durante a pandemia. O evento tem o propósito de promover a convivência em espaços públicos, convidando a população a se apropriar da cidade e de aparelhos culturais por meio da arte, da música, da dança e das manifestações populares, com artistas de todas as partes de Santa Catarina e do Brasil. Atinge um público heterogêneo, diverso e plural, fazendo com que a população tenha acesso ao que é produzido no Estado, ocupando espaços públicos criativamente e resgatando em cada um a vontade de viver culturalmente a cidade.

Programação Arena Claro – Palco Eli Heil

22/03 (sexta-feira)
19h30 – Dazaranha (Florianópolis/SC)
21h – Pitty (Salvador/BA)

23/03 (sábado)
18h – Pato Fu – Música de Brinquedo (Belo Horizonte/MG)
20h – Boogarins toca Clube da Esquina (Goiânia/GO)

24/03 (domingo)
16h – Roda de Choro Mulheril (Florianópolis/SC)
18h – Grupo Entre Elas (Florianópolis/SC)
20h – Maria Rita (Rio de Janeiro/RJ)

Programação com Classificação Livre e gratuita ao público.

(DeOlhoNaIlha, 22/02/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *