Instituto Pe. Vilson Groh abre inscrições para Pode Crer em 2024
26/02/2024
MPSC garante preservação cautelar de dois imóveis em Florianópolis até que sejam avaliados seus valores histórico-culturais
26/02/2024

Justiça impede demolição de casarão em Florianópolis

Da Coluna de Fabio Gadotti (fabiogadotti.net, 23/02/2024)

Imóvel foi construído no final da década de 1960 na avenida Mauro Ramos, região central de Florianópolis. Foto: divulgação, MPSC

A 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital suspendeu a autorização para demolição de um casarão construído em 1968 na avenida Mauro Ramos, no Centro, e que pertenceu ao comerciante Charles Edgar Moritz. A decisão atendeu a um pedido cautelar feito em ação apresentada pela 28ª Promotoria de Justiça da Capital.

Além disso, a decisão proibiu os proprietários de qualquer intervenção na edificação, sob pena de multa de R$ 1 milhão e determinou que o município de Florianópolis e a Fundação Catarinense de Cultura apresentem resposta, no prazo de 30 dias, às requisições do MPSC. Cabe recurso contra a decisão.

De acordo com o Ministério Público estadual, a diretoria de licenciamento urbanístico da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis desconsiderou parecer técnico do Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Município de Florianópolis (Sephan) pela preservação da edificação.

A promotora de Justiça Cristine Angulski da Luz apontou ainda a existência de “vícios formais” no processo administrativo de autorização para demolição. Um deles é teria sido iniciado por pessoa que não teria legitimidade e supostamente autorizado por servidor que teria interesse pessoal na concessão do pedido.

A urgência do pedido cautelar se sustenta, segundo a promotora, pelo precedente de outro imóvel, no bairro Saco dos Limões, também objeto de outro procedimento que apura o suposto valor histórico-cultural e que foi derrubado nesta semana.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *