Estão abertas, entre 9 e 29 de fevereiro, as inscrições para a Jornada IVG – Empreender para Transformar, um projeto do Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) em parceria com o Instituto Votorantim (São Paulo) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O objetivo é impulsionar negócios de nano e microempreendedores das periferias da Grande Florianópolis, afetados pelas desigualdades econômicas.
A participação é gratuita e as inscrições ocorrem via formulário online, na página do projeto no site do IVG: https://redeivg.org.br/jornadaivg.
Quem pode participar da Jornada IVG – Empreender para Transformar?
O projeto, que está dentro da Aliança pela Inclusão Produtiva (AIPÊ), visa promover iniciativas de pessoas maiores de 18 anos, prioritariamente mulheres, jovens, negros e indígenas que vivem nas periferias da Grande Florianópolis, de baixa renda e com negócio já formalizado, ou não, nos setores da beleza e estética, economia criativa, construção civil (incluindo reformas), comércios e serviços, alimentação e gastronomia, além de empreendimentos de impacto periférico e que contribuem para a redução de emissões de carbono.
As etapas da Jornada IVG – Empreender para Transformar
Ao todo, serão selecionados 80 empreendedores para ingressar na Jornada Formativa com 11 oficinas preparatórias presenciais na linha do desenvolvimento pessoal, gestão de negócios e finanças, marketing e vendas, acesso a mercado, além das mentorias coletivas.
Após a Jornada Formativa, serão selecionados 20 empreendedores para receber mentorias individuais e um repasse financeiro de R$7.500,00, como capital semente para fortalecer seus negócios até alcançar a estabilidade financeira. Diferente do Microcrédito IVG, este recurso não deverá ser devolvido pelo beneficiário ao Instituto Pe. Vilson Groh.
Jornada IVG faz parte de iniciativa de empresas
A Jornada IVG – Empreender para Transformar é um projeto do Instituto Pe. Vilson Groh em parceria com a AIPÊ, que surgiu da união do conhecimento e experiência de múltiplos atores para abrir e fortalecer caminhos que levam a uma sociedade mais justa, com oportunidades dignas para todas e todos. A Ousaria Negócios está responsável pela execução da jornada formativa do projeto.
A AIPÊ tem o objetivo de reduzir as desigualdades sociais por meio do apoio a projetos de geração de trabalho e renda conduzidos por associações, organizações da sociedade civil, cooperativas, microempresas e empreendedores individuais. As iniciativas são selecionadas em Chamadas Públicas específicas, com focos e resultados desenhados conforme a temática e modelo de chamada. No caso, o IVG foi selecionado pela chamada pública de Empreendedorismo Urbano Periférico da AIPÊ.
A AIPÊ tem como parceiros fundadores: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fundação Arymax, Fundação Tide Setubal, Instituto HEINEKEN, Instituto humanize, Instituto Votorantim e Santander. Além disso, tem como parceiros patrocinadores na chamada de Empreendedorismo Urbano Periférico a Ambev e a B3 Social.