Força-tarefa DOA rompe parceria com município de Florianópolis
07/02/2024
Câmara da Capital abre os Trabalhos Legislativos com Leitura Anual do Prefeito e Aprovação de Regime de Urgência Urgentíssima para projeto que prevê medidas da Internação Humanizada
07/02/2024

Indígenas vivem em condições precárias e crianças sofrem com doenças no Tisac, em Florianópolis

Gestantes, mais de 80 crianças e cinco idosos estão entre a população indígena que vive em condições precárias no antigo Tisac (Terminal de Integração do Saco dos Limões) em Florianópolis. No sábado (3), agentes da Secretaria de Saúde visitaram o local para seguir acompanhando a saúde da população indígena presente no antigo terminal, principalmente, considerando o aumento de pessoas na temporada. Foi priorizada a vacinação das crianças e gestantes e constatados casos de doenças de pele nos pequenos.

De acordo com a prefeitura, não há nenhum surto ou algo gravíssimo em termos de saúde, apenas casos específicos de falta de vacinação. Na temporada, a área chegou a ter 500 pessoas. Atualmente, há 120.

A equipe enviada pelo Ministério dos Povos Indígenas a Florianópolis e que visitou o Tisac no último domingo (4) constatou que as famílias estão habitando o local sob condições sanitárias precárias e que o início de reparos nas construções improvisadas deve ser imediato, assim como a construção da casa de passagem oficial. Questionado pela reportagem, o MPI informou que a área cedida pela União fica ao lado do Tisac e que as melhorias no terminal devem ser feitas de forma provisória, até que a casa seja construída no terreno cedido pela União.

Conforme os próprios indígenas, o Tisac não oferece condições dignas. Recentemente, eles ficaram incomodados com a presença de ratos e acionaram os órgãos públicos. O cacique Sadraque, responsável pelos indígenas que ocupam o Tisac, disse que foi aplicado veneno, porém ainda há roedores perto do antigo terminal.

(Confira a matéria completa em ND, 07/02/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *