MPSC realiza nova reunião para redefinir protocolo de concessão de alvarás de festas em Florianópolis
23/02/2024
Operação Presságio: Ministério Público vai apurar denúncia que envolve moradores de rua
23/02/2024

Fórum Popular do Distrito do Pântano do Sul realiza ato em defesa da Lagoa do Peri

Com o questionamento: “A Lagoa do Peri não é uma represa! Onde está o estudo de impacto ambiental CASAN? ”, os integrantes do Fórum Popular do Pântano do Sul realizam no dia 24 de fevereiro um ato em frente a Casan em defesa da Lagoa do Peri.

Para os organizadores a Lagoa do Peri vem sendo usada pela CASAN como uma grande caixa d’ água para abastecer cerca de 100 mil pessoas na cidade. O grupo de pessoas organizadas defende que a Lagoa do Peri é um ser vivo e pode também morrer (ser contaminado, se exaurir, etc) se não houver a conservação adequada do seu ecossistema. Se isso ocorrer, mais de 100 mil pessoas ficarão sem água.

É cobrado da CASAN um plano de contingência para o abastecimento de água em Florianópolis, apontando que desde 2000 a CASAN tem Estação de Tratamento de Água na Lagoa e nunca pagou compensação ambiental pelo uso da água, dinheiro que seria investido na conservação da Lagoa. Também a falta de estudos dos impactos ambientais que a operação da empresa causa. Há uma preocupação da comunidade sobre como poderia minimizar os impactos e evitar vários dos episódios de danos ambientais na Lagoa como a seca de 2019, a alteração da cor de 2023, e o aumento do nível de água da Lagoa devido a colocação de barreiras físicas na barragem de captação em 2024 em andamento, entre vários outros problemas verificados ao longo desses 23 anos de operação da CASAN.

O protesto da comunidade da Lagoa do Peri é para que a placa de contenção seja gradualmente retirada para que a Lagoa do Peri volte ao nível normal. Também é pedir o estudo de impacto ambiental à CASAN pelo represamento da Lagoa que vem causando a queda de árvores devido a subida do nível da água entre outros impactos desconhecidos que podem oferecer riscos aos moradores, usuários da água de abastecimento e visitantes. Estudos esses que são exigidos pela resolução do CONAMA Conselho Nacional de Meio Ambiente 001 (conferir n). “Não é possível aceitar que a Lagoa do Peri tão importante para a cidade seja tratada como uma mera caixa d’água, sendo represada sua água sem nenhum estudo. Mais que uma caixa d’água, a Lagoa é uma unidade de conservação com inúmeras funções ecossistêmicas”, expressa os integrantes do Fórum popular do Distrito do Pântano do Sul.

A programação tem a organização da  ASMOPE – Associação de Moradores da Lagoa do Peri  e FPDPS – Fórum Popular do Distrito do Pântano do Sul, com horário de início da concentração às 15h  em frente a Casan do Pântano do Sul.

(Portal Sul de Floripa, 22/02/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *