Obra ilegal em Ponta das Canas infringe Plano Diretor e afronta Prefeitura de Florianópolis
21/02/2024
Deputados e organizações ambientais discutem melhorias para prevenir encalhe de baleias em SC
22/02/2024

Da Coluna de Cacau Menezes (ND, 21/02/2024)

Com relação à orla costeira da Ilha, assunto de ontem nesta coluna, o advogado José Luís Netto Menezes, coordenador do Grupo de Trabalho de Saneamento Básico da Associação FloripAmanhã, lembra que já existe um projeto do governo federal, de 2005, chamado Projeto Orla (que no município está inserido no Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro), e que por pouco tempo foi trabalhado pelo município de Florianópolis e depois esquecido, não foi dada a continuidade necessária.

Este projeto prevê a atuação do município, do Estado e da União: “Infelizmente temos projetos e planos para todas as áreas possíveis de atuação, em especial a de saneamento e hídrica, mas não são implementados ou, em alguns casos, não atingem as metas estabelecidas neles. Então, estudos temos. Só falta alguém que queira executá-los”.

O coordenador cita como exemplos o Projeto Microbacias Hidrográficas desde há muito tempo, Projeto Orla, Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro, decreto municipal 14.942/2015 que cria grupo para estudo da drenagem PMF e UFSC de 2017/2018, Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico de 2008/2011, decreto municipal de 2020 que cria GT de Saneamento entre IMA/Casan e PMF que aponta a única saída para a Ilha: disposição oceânica, ou seja, emissário submarino.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *