CDL Florianópolis inaugura Núcleo Regional no Sul da Ilha com evento exclusivo no Multi Open Shopping
28/02/2024
Rio do Brás: envolver para acontecer
28/02/2024

Como o uso do GPS pode auxiliar no combate ao lançamento de esgoto irregular em Florianópolis

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 27/02/2024)

Os veículos de limpa fossa em Florianópolis precisam ter sistema de sensor de fluxo ligado ao rastreamento por GPS. A medida tem o objetivo de trazer maior transparência e facilidade na fiscalização dos locais de coleta e destinação final dos efluentes.

A prefeitura da capital publicou um decreto (n° 26.086) nesta segunda-feira (26) regulamentando os artigos 38-a a 38-f da Lei Complementar nº 239/2006 (Código de Vigilância em Saúde) para que os caminhões operem de forma sustentável.

— Conectado ao GPS, o sensor registra em detalhes todas as ações em relação à carga do caminhão. No momento em que os efluentes começam a ser despejados, o equipamento é acionado e marca a informação de localização do veículo ex —plica o superintendente de Saneamento da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Bruno Vieira Luiz.

Com a regulamentação, espera-se garantir que as concessionárias sejam impedidas de cometer despejo irregular do material coletado nas residências.

— Identificando em tempo real os locais de descarte, teremos a segurança de que os mesmos estão sendo feitos em estações de tratamento devidamente licenciadas. É o fim de práticas inadequadas, com a disposição de efluentes em qualquer canto, poluindo o meio ambiente e gerando prejuízos inquestionáveis, como, infelizmente, já observamos na capital, com contaminação da rede pluvial — comenta o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Eduardo Sardá.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *