Levantamento do TCE/SC revela que 52% dos municípios do Estado não possuem sistema público de esgotamento sanitário
24/01/2024
Patinetes elétricos: aprendizado gratuito no centro de Florianópolis para uso consciente
25/01/2024

Verão 2024: Sobra turistas e falta infraestrutura nos acessos às praias de Santa Catarina

Os 531 km de areia no litoral catarinense estão mais disputados a cada ano. O Estado figura entre os três destinos mais procurados do Brasil na temporada de verão – atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro – de acordo com levantamento da Booking.com, que considerou buscas para estadias de novembro de 2023 a janeiro de 2024.

Não faltam opções de praias, cachoeiras, parques e belezas naturais de Norte a Sul do Estado que estão na rota de moradores de todo o país e até do exterior.

Com destaque para pontos como Balneário Camboriú e Florianópolis, que estimam receber até 4 milhões e 2,5 milhões de turistas respectivamente em toda a temporada de verão, segundo informações das prefeituras.

O potencial turístico catarinense tem sido explorado motivado pelos números significativos que ele representa para a economia do Estado. Em 2009, por exemplo, o turismo tinha uma participação de 1,7% do PIB (Produto Interno Bruto) de Santa Catarina.

Já em 2019 esse percentual subiu para 2,6%, segundo dados do PNAD Contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Após o período de pandemia, o setor voltou a ter grande impacto, e a expectativa para o verão de 2024 é grande. Segundo o Almanach (Sistema de Inteligência Turística de Santa Catarina), o número de turistas internacionais será 146% maior do que em 2022.

O levantamento aponta também a ampliação na estimativa da população flutuante, sendo 75% a mais do que na mesma época do ano anterior.

(Confira a matéria completa em ND, 24/01/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *