Reforma no CIC
19/01/2024
Encontro de negócios da ACIF conecta empresários de Florianópolis
19/01/2024

Jan Gehl: quem é o homem por trás das “Cidades para pessoas”?

Os espaços públicos devem ser como uma boa festa, de onde ninguém quer ir embora correndo. Essa é uma das muitas maneiras como o arquiteto e urbanista Jan Gehl já descreveu as cidades que funcionam bem para todos os seus moradores, independentemente da idade ou renda. São aquelas localidades com áreas bonitas e com comodidades que fazem as pessoas ficarem nelas mais tempo que o previsto, aproveitando e contemplando os ambientes sem pressa. Os municípios habitáveis para o profissional nascido em Copenhagen (Dinamarca), em 1936, são densos, caminháveis, vibrantes, seguros, sustentáveis e idealizados a partir da escala humana, com os indivíduos no centro das decisões em vez dos veículos.

Prestes a completar 88 anos, Gehl afirmou em entrevista para o ArchDaily, durante o Congresso Mundial de Arquitetura da União Internacional de Arquitetos (UIA) de 2023, que o propósito de uma localidade é propiciar que os seus residentes tenham uma vida plena, sem deixar ninguém para trás. No evento, ocorrido na capital dinamarquesa e que reuniu mais de 6 mil profissionais do setor, o arquiteto dinamarquês e criador do conceito de “Cidade para Pessoas” ressaltou o impacto que os espaços construídos possuem na rotina dos indivíduos, afetando a forma como eles utilizam os lugares e o seu bem-estar.

(Confira a matéria completa em Somos Cidade, 18/01/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *