Novo Plano Diretor da Capital autoriza construções em terrenos de marinha, esclarece advogado
25/01/2024
Em Madri, Brasil recebe prêmio de melhor destino turístico do mundo
26/01/2024

Cidades caminháveis, moradores saudáveis

Mais da metade dos brasileiros (52%) raramente ou nunca pratica algum tipo de atividade física. Esse foi o resultado apurado pela Pesquisa Saúde e Trabalho, desenvolvida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em 2023 e que ouviu 2.021 pessoas com mais de 16 anos de todo o País. Entre os demais entrevistados, ressalta a Agência Brasil, 22% afirmaram que fazem exercícios diariamente, 13% pelo menos três vezes por semana e 8% duas vezes semanais. A adoção de uma rotina com atividades físicas é considerada por especialistas como um dos mais importantes meios de promoção e de cuidado com a saúde.

No entanto, incluir exercícios com regularidade no dia a dia não é uma tarefa fácil para uma grande parte da população, seja por causa da falta de tempo ou de recursos para isso. Outro fator entra nessa equação para dificultar que hábitos mais saudáveis sejam inseridos no cotidiano: o próprio desenho das localidades. Levantamento realizado pela cientista adjunta do Instituto de Ciências Médicas da Universidade de Toronto, Gillian Booth, demonstrou que pessoas que vivem em regiões onde caminhar e pedalar é mais acessível e seguro são mais ativas e menos predispostas a terem doenças como diabetes ou obesidade.

(Confira a matéria completa em Movimento Somos Cidades, 25/01/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *