Florianópolis foi a capital com a quarta maior valorização imobiliária em 2023
10/01/2024
Presença Kaingang: indígenas chegam a Florianópolis e se instalam no Saco dos Limões
10/01/2024

Aumento da taxa de coleta de lixo de Florianópolis vai parar na Justiça

Da Coluna de Fabio Gadotti (fabiogadotti.net, 09/01/24)

A Vereadora Manu Vieira (Novo) e o médico Roberto Leo entraram com uma ação popular, protocolada nesta segunda-feira (8), contra o aumento da Taxa de Coleta de Lixo de Florianópolis.

Assinada pelo advogado Bruno Ramos, a peça sustenta que a prefeitura aumentou tributos sem uma lei específica, já que o percentual aplicado aos carnês, de 17,55%, é quase quatro vezes maior que a inflação do período.

O objetivo da ação, segundo a vereadora, é suspender o aumento e dar transparência para os custos da coleta de lixo da Capital.

Também com o objetivo de barrar o novo valor da taxa de lixo, o vereador Afrânio Boppré (PSol) apresentou um Projeto de Decreto Legislativo para sustar a cobrança. O PDL precisará ser votado em plenário em fevereiro, após o recesso parlamentar.

A Prefeitura de Florianópolis afirma que a TCRS (Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos) sofreu reajuste de 4,57%, relativo à inflação (IPCA) dos últimos 11 meses, e explica que o aumento foi maior, na prática, porque houve o cancelamento de um redutor de 11,05% que era aplicado desde 2003 e que foi considerado indevido pela procuradoria jurídica do município.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *