Terno de Reis: fé e tradição levam milhares à Catedral de Florianópolis
09/01/2024
Limpa praia: ação de consciência ambiental na Praia do Campeche
09/01/2024

As praias mais acessíveis para ir de ônibus em Florianópolis

Para quem quer passear nas praias de Florianópolis sem gastar muito, uma boa alternativa é ir de ônibus. A capital catarinense dispõe de linhas que levam a muitas praias, incluindo as mais movimentadas, como Ingleses e Canasvieiras, e as mais calmas, como a do Gravatá.

A capital catarinense costuma sofrer com os congestionamentos de carros durante a temporada. Por isso, os passageiros ganham incentivos para andar de ônibus nesta época do ano: turistas têm direito a um cartão especial de transporte, que dá desconto de R$ 0,10 nas viagens e, nos domingos, o bilhete é grátis para todos os passageiros.

Para quem é de fora de Florianópolis, vale lembrar: o sistema de ônibus funciona a partir de terminais. Ou seja, para ir a uma praia que fica em outra região da cidade, a pessoa deve ir até o terminal mais próximo desta praia e, de lá, pegar um ônibus. Por ser um sistema integrado, o usuário paga apenas o valor de uma passagem para fazer quantas integrações quiser num período de 3 horas.

A maioria das praias de Florianópolis são acessíveis pelos terminais TICAN (que fica em Canasvieiras), TISAN (em Santo Antônio de Lisboa), TILAG (na Lagoa da Conceição) e TIRIO (em Rio Tavares). Há algumas linhas, durante a semana, que saem do TICEN (no Centro) direto para algumas praias. Os horários completos podem ser conferidos pela internet ou no aplicativo Floripa No Ponto.

A seguir, o NSC Total elaborou um guia com as praias de Florianópolis mais acessíveis de ônibus. O levantamento considerou as linhas convencionais (ou seja, excluindo as executivas) e que reuniu as que têm maior frequência de saídas dos terminais espalhados pela cidade.

Praias para ir de ônibus em Florianópolis

Saindo do TICAN

Canasvieiras

Uma das praias mais movimentadas da cidade, Canasvieiras é acessível por várias linhas que deixam o TICAN. A 276 – Balneário Canasvieiras é a que sai com mais frequência, mas é possível chegar lá também com os ônibus 250 – Forte/Canasvieiras e 262 – Circular Canasvieiras.

Quem já estiver pelo Norte da Ilha pode pegar o ônibus 294 – Interpraias, que circula em várias praias da região, sem parar no TICAN. A rota vai de Jurerê ao Santinho.

Saindo do TISAN, a linha 940 – Canasvieiras/Santo Antônio via Jurerê também passa no bairro. Já do TICEN é possível ir a Canasvieiras durante a semana, com o ônibus D-266 – TICEN – Praia Brava via Mauro Ramos, que sai em frequência menor.

Ingleses

Também no Norte da Ilha, a Praia dos Ingleses é bem acessível aos banhistas. A linha 264 – Ingleses sai com frequência do TICAN. O local também é acessível pela linha 294 – Interpraias, que passa em várias praias do Norte da Ilha. Nos dias úteis, o D-264 – TICEN – Ingleses via Mauro Ramos sai do TICEN, no Centro, mas com uma frequência menor.

Saindo do TISAN

Jurerê

Conhecida pelas mansões e pelos beach clubs, Jurerê é uma das praias mais badaladas de Florianópolis. A região pode ser acessada a partir do TISAN, pelas linhas 272 – Jurerê ou pela 940 – Canasvieiras/Santo Antônio via Jurerê, que passa mais ao Norte da Ilha.

Daniela

Próxima a Jurerê, Daniela é um bom destino para quem busca águas calmas. O local é um dos favoritos dos moradores de Florianópolis para o fim de semana e pode ser acessado com a linha 271 – Daniela, que sai do TISAN.

Saindo do TILAG

Barra da Lagoa

Localizada no Leste da Ilha, a Barra da Lagoa é conhecida por ser versátil: oferece um clima de vila de pescadores, com uma ponte pênsil que liga a praia maior à “prainha” e a piscinas naturais. O local pode ser acessado pelo TILAG, com a linha 360 – Barra da Lagoa, e pelo TICAN, com a linha 840 – TICAN – TILAG via Barra da Lagoa. Durante a semana, a linha 850 – TILAG – Rio Vermelho via Cidade da Barra também vai do TICAN ao TILAG.

Praia Mole

No caminho entre o TILAG e a Barra da Lagoa, com a linha 360 – Barra da Lagoa, o passageiro pode descer na Praia Mole. O local é conhecido por sua atmosfera jovem e descontraída, e inclui a famosa Pedra do Dragão.

Praia do Gravatá

Também com o 360 – Barra da Lagoa, é possível chegar à trilha que dá acesso à isolada Praia do Gravatá. Para chegar lá, basta descer um pouco antes da Praia Mole. O restante do percurso deve ser feito a pé, via trilha.

Saindo do TIRIO

Campeche

Indo para o Sul de Florianópolis, o Campeche conta com infraestrutura completa para os banhistas. O local pode ser acessado a partir do TIRIO, pelo ônibus 462 – Campeche.

Armação

Localizada mais ao Sul, a praia da Armação é ideal para quem quer curtir a natureza. Ela pode ser acessada pelo TIRIO, através da linha 560 – Armação, que opera somente em dias úteis, e a linha 563 – Costa de Dentro, que funciona também nos fins de semana. Nos dias úteis, o ônibus D-564 – Pântano do Sul sai do TICEN e passa na Armação, em frequência menor.

Antes de chegar até a Armação, o passageiro pode usar as mesmas linhas de ônibus (e mais a Costa de Cima, durante a semana) para descer na praia do Morro das Pedras ou na Lagoa do Peri — essa última é um bom destino para levar as crianças.

Para quem curte trilhas, uma opção imperdível é a praia Lagoinha do Leste, eleita uma das favoritas do Trip Advisor. Pela Armação, ela pode ser acessada saindo da praia, atravessando um córrego até o Matadeiro, e lá pegar a trilha que vai pela encosta do morro na direção Norte-Sul. O trajeto completo dura cerca de duas horas e meia a três horas.

A Lagoinha do Leste também pode ser acessada pelo Pântano do Sul, por uma trilha que começa ao lado do ponto de ônibus. A trilha é íngreme e dura cerca de uma hora. Outra opção é ir de barco a partir da praia do Pântano do Sul.

(NSC, 09/01/2024)

 

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *