Agro, Saúde e Cooperação: Produção de Mariscos em SC
29/01/2024
Cartões de estudantes voltam a funcionar na Grande Florianópolis
30/01/2024

Alargamento em Jurerê muda cenário e desafia veranistas na temporada, em Florianópolis

Ao chegar à orla de Jurerê Internacional, o empresário Daniel Favaretto, de 43 anos, e sua esposa ficaram surpresos com o que encontraram na praia. Isso porque as obras para o alargamento da faixa de areia tiveram início na última sexta-feira (26), na área próxima ao beach club Donna, alterando o cenário para muitas pessoas que escolheram esse trecho para aproveitar o domingo (28) de sol.

“Nós frequentamos aqui sempre e nos surpreendemos porque chegamos e não havia nenhum movimento até descobrirmos que estava sendo feito o alargamento nesta região. Vamos procurar outro ponto aqui mesmo em Jurerê para aproveitar o dia”, relata Favaretto.

A obra, que promete ser o maior alargamento de praia já feito na cidade, contemplará um aumento de 3,38 km na extensão da faixa de areia, beneficiando tanto a parte internacional quanto a tradicional. Segundo a Prefeitura de Florianópolis, o principal objetivo da obra é a recuperação da faixa de areia e a contenção da erosão marinha. Os trabalhos foram viabilizados por meio de uma parceria entre o município e o governo do Estado, com investimentos previstos de R$ 24,8 milhões.

O início do alargamento estava programado para novembro, no entanto, devido à demora na obtenção de documentos e à aquisição dos equipamentos necessários para iniciar os trabalhos, as obras começaram neste mês, em plena temporada de verão. Para o vendedor Tiago Pereira, 32, atuando há mais de 10 anos na praia de Jurerê, por mais necessário que seja, o alargamento impacta o seu trabalho.

“Eu trabalhava lá na parte tradicional, mas com o passar dos anos tive que vir para cá porque tive que acompanhar os banhistas que não iam mais tanto para aquele lado por falta de espaço. É necessário, mas afeta sim o movimento. Percebi que elas se assustam com o equipamento, vêm muitas pessoas com crianças que têm medo de ir para o mar e vão embora”, declara.

Conforme explica o secretário de Transportes e Infraestrutura da cidade, Rafael Hahne, a demora na obtenção de alguns elementos foi um dos motivos para o adiamento do início das obras, mas há uma razão para não começar os trabalhos somente após o verão: a safra da tainha.

“Nós temos a safra a partir de 1° de maio. Então, não poderíamos deixar passar a temporada e começar em março, por exemplo, porque correríamos o risco de não terminar antes do início da safra. Seria um prejuízo ainda maior para a cidade”, declara. “A decisão é da prefeitura, do prefeito Topázio, com o aval das associações do bairro, Avante Jurerê, AmoJu e Associação de Pescadores de Jurerê. Explicamos essa situação e todos entenderam que era o momento de nos unirmos e realizar a obra”, acrescenta.

Para não prejudicar ainda mais a temporada na praia, o secretário afirma que a estratégia é trabalhar 200 metros de faixa de areia por vez. Assim, somente o trecho em obras terá o acesso fechado temporariamente, a cada dois a três dias, para garantir a segurança da população.

“Temos a parceria com o Corpo de Bombeiros que vai liberando os trechos para serem ocupados pelos usuários da praia. Com isso, a expectativa é que até o Carnaval a gente consiga ter uma parte da praia liberada com o alargamento já executado”, destaca Hahne.

Por contrato, a empresa que faz a obra tem um prazo de 90 dias para realizar o trabalho de dragagem e deposição da areia na nova faixa. “Porém, dentro de um cronograma técnico de engenharia, estamos tentando antecipar para deixar mais próximo de 60 dias. Obviamente, vamos acompanhar o dia a dia. Estamos com uma equipe grande, tanto de supervisão técnica quanto ambiental, para fazer todos os ensaios necessários”.

(Confira a reportagem completa em ND, 29/01/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *