Jurerê se prepara para transformação: tubos para obras de alargamento chegam à praia
24/01/2024
SC Saudável: a doçura catarinense – entre os cinco maiores produtores de mel do Brasil
24/01/2024

Agressividade de moradores de rua em Florianópolis gera alerta na prefeitura

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 23/01/2024)

Ocorrências recentes envolvendo pessoas em situação de rua no Centro de Florianópolis geraram um alerta dentro da prefeitura da Capital. Desde o final de 2023, aumentaram os casos de violência, incluindo morte de um adolescente, a morte de um morador de rua e agressões de diferentes formas. Isto fez com que gestores ligados à assistência social buscassem entender o que tem motivo o aumento da agressividade das pessoas de rua, algo que antes não ocorria.

O secretário de Assistência Social da Capital, Leandro Lima, diz que os casos vêm sendo analisados. Cogita-se, por exemplo, a presença de uma nova droga mais forte ou outros motivos sociais para o aumento da violência. Por conta disto, a prefeitura pretende efetivar internações nos casos em que todas as medidas já tenham sido adotadas.

Dois tipos de internação serão aplicadas. A primeira é a compulsória com pedido familiar. Nas últimas semanas, duas pessoas já foram internadas neste modelo depois de autorizações judiciais. A segunda forma também é de internação compulsória, mas por pedido da prefeitura e com decisão da Justiça.

Nos próximos dias, um projeto deve chegar à Câmara de Vereadores de Florianópolis para tratar das internações. O tema deve render discussão. Além disso, o município deve intensificar, após o Carnaval, ações sociais de oferta de cursos e trabalho para quem busca ajuda.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *