Florianópolis decreta situação de emergência pela dengue e anuncia medidas
01/12/2023
Em evento sobre deficiência, MPSC lança material informativo sobre inclusão no lazer e no turismo
01/12/2023

Projeto social da Vertical Saúde da ACATE visa doar tecnologias a hospitais públicos

Com o objetivo de acelerar a implementação de tecnologias e inovações em hospitais públicos para trazer benefícios a pacientes e à sociedade com um todo, o grupo de empresas da Vertical Saúde da ACATE deu início ao projeto social Catarina Hospital Tech, o qual realiza doações de equipamentos e softwares para atender às necessidades de ambientes hospitalares. A iniciativa está em busca de parceiros para que a contribuição se estenda a todos os hospitais públicos de Santa Catarina e, também, de outros estados.

O primeiro hospital beneficiado foi o de atendimento infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis, que recebeu entre as doações uma tomografia de brinquedo, chamada Tomozinha, e  que tem o objetivo de simular como o exame é realizado para crianças. O equipamento lúdico proporciona a redução da necessidade de sedação e acompanhamento anestésico, pois profissionais de saúde conseguem diminuir a ansiedade e o nervosismo das crianças através da demonstração de funcionamento da máquina.

Outras tecnologias doadas pelo projeto Catarina Hospital Tech que também beneficiaram o Hospital Infantil Joana de Gusmão são aparelhos auditivos, uma máquina para empacotar medicamentos, um sistema de controle de temperatura para monitoramento de refrigeradores e centros cirúrgicos, uma aplicação para auxílio no atendimento à fisioterapia e uma plataforma para gerenciamento de documentos, qualidade, pessoas e riscos.

Além da doação, o projeto realizou o levantamento das demandas do estabelecimento a fim de selecionar as soluções que melhor se encaixavam nas necessidades dos profissionais de saúde e dos pacientes. Após a entrega e implementação, as empresas também realizam o acompanhamento para garantir o melhor funcionamento das tecnologias no hospital da capital catarinense, que recebe diariamente jovens de todo o estado para consultas e procedimentos.

As empresas participantes da primeira doação foram BrametecBrasilRadGamatecKids EvolutionSensorwebWavetech e Visto Sistemas. Todas fazem parte da Vertical Saúde da ACATE e são desenvolvedoras de inovações.

O diretor do grupo de empresas e vice-presidente de Marketing da Associação, Walmoli Gerber Jr., foi entrevistado pelo Jornal do Almoço, da NSC, e ressaltou que o projeto não almeja lucro para as empresas participantes e é uma forma de aumentar a presença de soluções inovadoras no Sistema Único de Saúde (SUS). “Nós desenvolvemos a tecnologia, mas se eu for aos hospitais públicos municipais, estaduais ou federais, as nossas tecnologias não estão lá disponíveis. Porque o sistema público é muito engessado e tem dificuldades para comprar a inovação”, ressaltou Walmoli, que procura junto das outras empresas participantes do programa diminuir as disparidades entre hospitais públicos e privados.

Para ampliar as doações para outros hospitais da rede pública de Santa Catarina e de demais estados do país, o projeto busca patrocinadores que queiram contribuir. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail saude@acate.com.br

Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.

(ACATE, 30/11/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *