Desmontes dos beach clubs, segurança do bairro de Jurerê e Outubro Rosa são temáticas de Tribuna Livre
04/12/2023
55ª Regata Volta à Ilha de Santa Catarina Troféu Floripa 350 NDTV acontece neste sábado
05/12/2023

Projeto de praça brasileira é selecionado em prêmio de paisagismo internacional

Projeto de praça brasileira é selecionado em prêmio de paisagismo internacional

Foto: Igor Machado / Divulgação

A Praça do Forte São Luís foi apresentada e selecionada em 27 e 28 de novembro na 12ª Bienal Internacional de Paisagem de Barcelona, evento de arquitetura e urbanismo na Espanha, com a presença da arquiteta que concebeu a obra, Juliana Castro.

O ponto de convivência no centro de Florianópolis tem 2 mil m², foi adotado pelo Grupo Habitasul em 7 de setembro de 2022 e entregue em 23 de março deste ano – dia do aniversário de 350 anos da cidade –, como um presente à população.

O projeto é resultado de uma parceria público-privada (PPP) da prefeitura com o Grupo Habitasul e faz parte do programa Adote uma Praça, da associação FloripAmanhã.

O local de convívio assinado pelas arquitetas Juliana Castro e Clarice Wolowski, do escritório JA8 Arquitetura Viva, foi doado à cidade pelo Beiramar Shopping. A manutenção do local é responsabilidade do Grupo Habitasul pelos próximos 5 anos.

Juliana explica que o objetivo do projeto paisagístico foi criar um lugar capaz de ser referência para moradores e visitantes: “Entendemos que a localização privilegiada da praça nos permitiu trabalhar com elementos paisagísticos especiais, com plasticidade marcante que remetem à história do lugar”.

“Fomos felizes ao acreditar no projeto desenvolvido pela Juliana Castro, enfrentando desafios e fazendo alto investimento para implantar e executar a Praça do Forte São Luís, que era, sem dúvida, um dos maiores sonhos dos florianopolitanos”, afirma Sérgio Ribas, presidente do Grupo Habitasul.

A profissional ainda lembra que: “Este sítio já foi mar, abrigou o Forte São Luís da Praia de Fora, foi um lugar de feiras e encontros e passou muito tempo esperando ser novamente ocupado. Queremos dar valor à história de forma não literal. Pensamos que um elemento escultórico pode ressignificar o espaço e, ao mesmo tempo, homenagear seu passado. O objeto central que projetamos tem a água como destaque. Sua forma circular com caminhamento em direção ao centro representa nossa ilha rodeada de água por todos os lados e com mais líquido no centro, seu coração”.

Juliana estabelece que, além da simbologia, trazida para honrar o lugar, o projeto cumpre o papel de agregador de pessoas. Ela incluiu elementos lúdicos, formando um espaço de brincar, com poltronas confortáveis para olhar o movimento, o pôr do sol e as árvores nativas da cidade.

(Casa e Jardim, 01/12/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *