Natal nos Bairros levará arte e cultura para todas as regiões de Florianópolis
15/12/2023
Como Porto Alegre tem salvado Florianópolis de suposto ‘ativismo judicial’
15/12/2023

Programa Catalisa ICT, do Sebrae e MCTI, seleciona projetos de inovação de startups de pesquisadores

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Sebrae lançaram na última terça-feira (12) o edital do programa Catalisa ICT, que apoia projetos de inovação desenvolvidos por startups de pesquisadores. A iniciativa seleciona 140 empresas que vão receber fomento no valor total de até R$ 117 mil para execução de seus projetos durante o período de nove meses. As inscrições seguem até dia 31 de janeiro de 2024 neste link.

O investimento nas startups se dará através de bolsas mensais de R$ 6,5 mil para até dois sócios-pesquisadores das empresas selecionadas. O programa também vai oferecer capacitações de aceleração e mentorias nas áreas de: valoração dos ativos intangíveis da empresa, acesso a capital empreendedor, negociação com investidores e internacionalização.

As propostas de projeto de inovação devem atender a requisitos como a demanda de mercado e sociedade, maturidade tecnológica nível 5, ou seja, de validação. Além disso, a solução não pode agredir o meio ambiente e deve estar em conformidade com leis ambientais. Entre outras disposições presentes no edital estão áreas de aplicação específicas como saúde, tecnologia da informação, agropecuária, indústrias, educação, sustentabilidade e outras.

Esta é a última etapa do Catalisa ICT, o qual é realizado desde 2020 com uma jornada que incentivou a participação de mestrandos e doutorandos a desenvolverem pesquisas com potencial de inovação até a etapa da criação e escalabilidade de empresas de tecnologia. A participação nas demais fases do programa não é um pré-requisito, mas garante condições para submissão no presente edital aberto.

A pesquisadora e empreendedora Betina Ramos, que atualmente ocupa os cargos de presidência na Nanovetores, a diretoria do Grupo Temático Mulheres ACATE e a vice-presidência de Integração da ACATE, acredita que o programa fomenta e prepara o empreendedorismo qualificado para gerar impactos no país e em indústrias. Em um vídeo divulgado pelo Sebrae, ela fala sobre sua experiência e a oportunidade do programa Catalisa ICT.

Para saber mais sobre o programa Catalisa ICT e se inscrever, clique aqui.

(ACATE, 14/12/23)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *