4º Debate do Pensando a Cidade destaca sobre Regularização Fundiária
08/12/2023
São José: Programa Trato pelo Araújo evita despejo de meio bilhão de litros de esgoto no ambiente
11/12/2023

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 08/12/2023)

Os dois maiores centros de eventos de Florianópolis vão mudar. O CentroSul terá o término da concessão em janeiro de 2025. Neste sentido, a Câmara de Vereadores irá realizar, nesta sexta-feira (8), uma audiência pública para tratar do assunto. O encontro vai contar com as participações de entidades da sociedade civil como CDL, Destino Floripa, Fortur e Floripa Sustentável.

— Temos pouco mais de um ano para decidir qual será o novo modelo do centro de eventos mais importante da Capital, justamente por isso a necessidade de discutirmos modelo de concessão proposto pela Prefeitura, analisarmos o planejamento, infraestrutura e mobilidade urbana de nossa cidade em torno desse importante equipamento público — diz a vereadora Manu Vieira (Novo), autoria do pedido da audiência pública.

Em novembro, a coluna havia antecipado a intenção da prefeitura em mudar o conceito da região proporcionando uma reconexão com o mar.

— Precisamos mudar pra que ele não fique isolado. Ele precisa se relacionar com o entorno, com a cidade e esses eixos de conexão com a Praça XV, que se aproxima do mar, e à Avenida Hercílio Luz, essas duas alças também devem provocar um mix de usos do CentroSul, que mantenha o principal, que são os eventos, mas que tenha também uma mudança significativa. Quem sabe até a concessão do espaço não viabilize os investimentos — disse, à época, Michel Mittmann, Secretário Municipal de Planejamento e Inteligência Urbana da Prefeitura.

Oficinas coordenadas pelo Laboratório de Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis (LabChis), da UFSC, com a participação da FloripAmanhã, CDL, acadêmicos e servidores da prefeitura, em novembro, projetaram a volta do icônico Miramar no aterro da Baía Sul.

Fecomércio
A Fecomércio manifestou, junto ao governo do Estado, a intenção de administrar o Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, hoje um “elefante branco”, precisando de reparos e sem agenda repleta de eventos.

Por se tratar de um equipamento público, a cessão do imóvel não é algo simples.

— Estamos trabalhando com a diretoria de desestatização da fazenda desde o início do ano preparando tudo para a concessão , o imóvel sequer tinha o registro correto no cartório , estamos junto com a fazenda preparando os termos de concessão a exemplo do que foi feito com o Expocentro de Balneário Camboriú — afirmou o secretário de Turismo (SC), Evandro Neiva.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *