Zininho, o inesquecível, é homenageado no Street Art Tour
04/12/2023
Projeto de praça brasileira é selecionado em prêmio de paisagismo internacional
04/12/2023

Desmontes dos beach clubs, segurança do bairro de Jurerê e Outubro Rosa são temáticas de Tribuna Livre

A Câmara Municipal dos Vereadores de Florianópolis realizou, na tarde desta quarta-feira, 29, uma Tribuna Livre que teve três temáticas.

Representante do Grupo Avante Jurerê, Marcelo Cavaggi, e da Associação dos Moradores da Praia do Forte, Álvaro Souza Alves, utilizaram seu momento em Tribuna Livre para desenvolverem sobre a segurança no bairro de Jurerê, além dos desmontes dos beach clubs presentes na região, que influenciam diretamente na vida dos moradores de um dos principais bairros do norte da Ilha Catarinense. O momento atende ao Requerimento de N° 433/2023, do vereador Edinon Manoel da Rosa (Dinho).

De acordo com o representante do Grupo Avante Jurerê, Marcelo Cavaggi, o prejuízo em um dos mais conhecidos bairros de Florianópolis foi generalizado. “Os beach clubs foram demolidos por uma decisão judicial que se arrasta há algum tempo, e isso não nos trouxe um prejuízo somente no entretenimento, e gerou um efeito cascata, pois colaboravam com a segurança, e com a limpeza de Jurerê. Nós sentimos a demolição deles, e percebemos que foi muito rápido Jurerê virar um cenário de abandono. Essa decisão foi revogada, e os beach clubs poderão voltar a funcionar, pois já foi estabelecido pela justiça. Mil pessoas que perderiam o emprego, não perderão mais. Seria um efeito trágico para Jurerê e para a cidade, também”.

Trazendo à tona o mesmo tema, o Diretor de Esporte e Cultura da Associação dos Moradores da Praia do Forte, Álvaro Souza Alves, disse: “Temos uma questão histórica. Casas podem ser derrubadas por ações judiciais do Ministério Público Federal. Viemos aqui mais uma vez, nesta Casa que nos representa, com 23 vereadores que sempre abriram as portas para nos receberem nessa demanda. Ficamos muito felizes, e agradecemos o apoio de todos. Se Deus quiser, conseguiremos chegar em um final feliz para toda a Praia do Forte”.

“Sou totalmente contrário à demolição de estabelecimentos de entretenimento que aquecem a economia, e fazem com que a cidade seja cada vez mais procurada pelas pessoas. Todas as casas prestam um excelente serviço à praia de Jurerê e à cidade de Florianópolis. Foi por esse motivo que eu levantei essa bandeira. Era um lugar que iria ficar completamente à mercê de outras atividades, e não é o que queremos”, destacou o vereador Dinho.

Além disso, representando a Rede Feminina de Combate ao Câncer, ocupou lugar na Tribuna Maria Helena Ferreira Agacy, Presidente da Entidade, trazendo em sua fala o destaque às ações realizadas pela Organização em prol do Outubro Rosa, celebrado anualmente desde os anos 90. A ação atende ao Requerimento de N° 376/2023, de autoria do vereador Adrianinho Flor, e ao Requerimento de N° 394/2023, do vereador João Cobalchini, presidente da Casa.

Pela seriedade de seu trabalho, foi reconhecida como Utilidade Pública Municipal pela Lei de N° 7.054, de 2006, e Utilidade Pública Estadual pela Lei de N° 14.117, estipulada em 2007. Com o trabalho realizado há 37 anos, Maria Helena afirma que a Rede Feminina tem mostrado o comprometimento com a saúde, entretanto, necessita de maior visibilidade.

“Muitas vezes, o câncer não espera, dependendo do seu tipo de agressividade. As redes femininas poderiam utilizar recursos do Fundo Estadual de Saúde, ou do Fundo Estadual Social para se manterem e realizarem suas atividades e afins. Por isso, nós precisamos de ajuda. A saúde financeira das redes merece muita atenção. Somos uma Organização do 3º setor, uma gestão proativa que necessita do Poder Público e da sociedade, da parceria de todos, de uma melhor visibilidade e melhor reconhecimento. Tudo faremos para que vidas sejam valorizadas e que a saúde vença o contratempo. A prevenção vale para todos”, relata.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer foi fundada no estado em maio de 1986, sendo uma associação sem fins lucrativos e de Direito Privado. A iniciativa já atendeu mais de 70 mil mulheres com exames preventivos de colo de útero e clínico da mama, de forma totalmente gratuita.

O vereador Adrianinho Flor destacou que, enquanto legislador, sua função é divulgar os trabalhos realizados na cidade. “Esse é de extrema importância. A nossa função é trazer para a Casa o trabalho desenvolvido por lá, e faço coro para que nossos vereadores também possam ser solidários, também, nas emendas para que sejam direcionadas à Rede Feminina de Combate ao Câncer, que acho de extrema importância e fundamental pelo trabalho que é desenvolvido em prol da saúde das mulheres aqui no município de Florianópolis”, concluiu.

(CMF, 30/11/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *