Decisão Judicial paralisa obra na Ponta do Pitoco às vésperas do verão
22/12/2023
Feira Viva a Cidade Celebra o Espírito Natalino com três dias de Encanto e Alegria
22/12/2023

Concluída revitalização da SC-403 até o Centrinho do Ingleses, em Florianópolis

Concluída revitalização da SC-403 até o Centrinho do Ingleses, em Florianópolis

Foto: divulgação

Foram concluídas nesta semana as obras de revitalização num trecho de 2,2 quilômetros da rodovia Armando Calil Bulos, a SC-403, no bairro Ingleses, no Norte da Ilha. As obras contemplaram o trajeto entre o Morro dos Ingleses até o centrinho da Praia, considerada a área mais comercial da região, num investimento total de R$ 8,07 milhões.

Os trabalhos foram conduzidos pela Secretaria dos Transportes e Infraestrutura. Entre as principais novidades estão três rótulas que prometem melhorar o fluxo do trânsito. Duas delas já foram implantadas, uma na intersecção da SC-403 com as servidões Safira e Guarapuvu, na altura do Angeloni, e outra, próximo ao Brasil Atacadista.

A terceira rótula é o resultado da reformulação de uma rotatória, na intersecção com a Estrada Dom João Becker, na região do Centrinho, para melhorar o acesso à Rua das Gaivotas, bastante movimentada. E também a criação de faixas adicionais em dois trechos: no sentido praia-Centro da cidade, da Servidão Três Marias até a primeira rótula que já existia e, na direção contrária, por cerca de 60 metros antes dessa servidão.

Mas o trecho de 1,95 km da rodovia estadual beneficiado com a revitalização também ganhou estrutura cicloviária variada – passeio compartilhado com ciclovia, ciclofaixa na lateral do canteiro central (na maior parte, em 1,25 km) e ciclovia sobre o canteiro.

Além disso, a SC-403 teve o sistema de drenagem recuperado, o pavimento asfáltico restaurado com nova base e fresagem (raspagem do asfalto velho para recebimento de novo) onde foi preciso, a implantação dos oito recuos para servir de baias de ônibus, o alargamento das pistas sobre a ciclovia que existia, a restauração dos passeios nos dois lados da via, e nova sinalização viária.

Alterações no trânsito
A rotatória junto ao Angeloni foi estudada e testada em setembro, com resultados positivos. Agora, todos os movimentos nessa interseção são permitidos, proporcionando uma dinâmica melhor ao fluxo de veículos.

Já a rótula no Centrinho dos Ingleses facilita o retorno para quem se desloca do Centro da cidade em direção aos Ingleses. Antes, a volta nesse ponto exigia que o motorista percorresse o Centrinho, mas, com a rotatória, o retorno poderá ser feito de maneira mais eficiente. O fechamento de um canteiro na Rua das Gaivotas possibilita que os motoristas acessem a Rua das Gaivotas fazendo o retorno pela interseção, eliminando contornos desnecessários e evitando congestionamentos.

Uma cerimônia na manhã desta sexta (22) vai marcar a inauguração oficial da obra, a partir das 10h30, no Parque Linear dos Ingleses, ao lado do sacolão.

(Guararema News, 21/12/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *