Praia de Jurerê, em Florianópolis, vai voltar 10 a 15 anos no tempo após alargamento
14/11/2023
Levantamento do Conselho de Arquitetura analisa habitação social em Santa Catarina
14/11/2023

Projeto da ACIF incentiva Inovação com abatimento de ISS e IPTU

Projeto da ACIF incentiva Inovação com abatimento de ISS e IPTU

Foto Divulgação / ACIF: Fernanda Luchi, coordenadora do API da ACIF, junto com os representantes do Projeto PAM

O Programa de Incentivo à Inovação – PII, por meio do Arranjo Promotor de Inovação – API Inovar, da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), desempenha um papel fundamental na promoção de encontros benéficos entre aqueles que buscam financiamento para projetos inovadores e aqueles que querem apoiar causas para fomentar iniciativas de cultura e inovação, utilizando o abatimento de ISS – Imposto Sobre Serviços ou Imposto Predial e Urbano Territorial (IPTU) como ferramenta.

Neste ano diversos projetos foram aprovados, incluindo o Projeto PAM – Plataforma de Aceleração do Desenvolvimento Municipal, que foi enviado pela ACIF. O PAM é uma plataforma tecnológica que apoia a gestão de políticas públicas municipais, consolidando os planos setoriais municipais com base nas diretrizes nacionais de ministérios. Entre muitas funções, a principal é que ela transforma esses planos em informações qualificadas para que os gestores públicos possam interpretar, gerenciar, avaliar e tomar decisões. Na última semana, os projetos selecionados receberam o certificado do programa, permitindo assim o início da captação de recursos para sua execução.

O PII Inovar mantém um banco de dados abrangente, que contém informações sobre leis de incentivo, proponentes de projetos de inovação e cultura que estão atualmente angariando recursos, bem como apoiadores interessados em fomentar iniciativas de cultura e inovação.

Para se tornar um incentivador e fazer parte deste banco de incentivo, basta se cadastrar como apoiador no site da ACIF e entrar em contato com o projeto escolhido. Da mesma forma, os projetos que buscam apoio podem entrar em contato diretamente com os incentivadores que já estão pré-cadastrados.

“Uma característica destacada deste programa é que os incentivadores que destinam seu ISS ou IPTU para projetos de inovação também terão a oportunidade de ter sua marca associada a esses projetos. Isso segue um modelo semelhante ao que já é realizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, em que um logotipo do incentivador será divulgado junto com o Programa de Incentivo à Inovação – PII. Dessa forma, os incentivadores recebem uma contrapartida pelo valor que já deixaram de pagar em impostos”, explica Célio Bernardi, presidente da ACIF.

Valorizar a tecnologia em Florianópolis

O Projeto Inovar da ACIF não se trata apenas de inovação e tecnologia, mas de estimular ideias revolucionárias e valorizar o desenvolvimento de inovação e tecnologia em Florianópolis. Este é um esforço que envolve uma ampla gama de instituições de ciência e tecnologia, com o objetivo de beneficiar tanto pessoas físicas quanto jurídicas, sejam elas de direito público ou privado, que contribuam para o ecossistema inovador da cidade.

As informações completas sobre o Projeto e outras informações estão disponíveis no site: https://api.acif.org.br/banco-de-incentivo-acif/

(Acif, 13/11/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *